Entre os dias 1 e 8 de outubro de 2022 decorreu no Hospital Ayres de Menezes (HAM), em São Tomé e Príncipe, a 10.ª Missão de Gastroenterologia, no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe. Fizeram parte desta missão a Drª. Tânia Meira, a Enf.ª Ana Nunes, a Enf.ª Cátia Carreira e a Auxiliar Ana Paula Fernandes, do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Ao longo do período de missão, foram realizados 117 exames (endoscopia alta, colonoscopia, fibrosigmoidoscopia, proctologia) e 38 exames terapêuticos.

 A Missão em Números

  • 1 semana de missão
  • 4 profissionais de saúde especializados
  • 117 exames
  • 38 exames terapêuticos
  • 4 atividades formativas teórico-práticas

Esta missão teve também um importante carácter formativo, tendo sido realizadas, além da formação em serviço, diversas formações teórico-práticas nesta área de especialidade. Foram abordadas temáticas como “Compressão abdominal na colonoscopia – papel do enfermeiro”, “PEG: abordagem à técnica da PEG e cuidados de enfermagem ao doente”, “Reprocessamento endoscópico”, destinadas à equipa de enfermagem da Unidade de Gastrenterologia do Hospital Ayres de Menezes (HAM), bem como uma formação sobre “Corpos estranhos e ingestão de cáusticos”, dirigida a todos os profissionais de saúde deste hospital.

A especialização da Dra. Lagchar Barreto no âmbito do Projeto Saúde para Todos, tornando-se na primeira médica são-tomense especialista em Gastroenterologia, tem permitido um atendimento médico especializado regular. Assim, é realizada a triagem dos casos que possuem maior complexidade, que podem posteriormente ser discutidos e observados durante as missões de Gastroenterologia, rentabilizando estes períodos e otimizando as competências da equipa de profissionais de Gastroenterologia.

Numa reflexão final sobre o decorrer da 10.ª missão de Gastroenterologia, as profissionais de saúde afirmaram que:

“A missão cumpriu os objetivos definidos, contando para tal com uma equipa de profissionais motivados e empenhados, esperando, com missões futuras, continuar a contribuir para melhorar as condições de saúde de São Tomé e Príncipe.”

Drª. Tânia Meira, Enf.ª Ana Nunes, a Enf.ª Cátia Carreira, Aux. Ana Paula Fernandes.

O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.

 

Spread the love