Entre os dias 15 a 22 de outubro de 2022, a Missão de Dermatovenereologia esteve em São Tomé e Príncipe no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe. Integraram esta missão a Dra. Margarida Moura Valejo Coelho, do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e a Dra. Filipa Rocha Páris, do Hospital da Luz Oeiras e Hospital CUF Tejo.

A equipa médica portuguesa, acompanhada pelos profissionais de saúde locais, exerceu atividade clínica no Hospital Dr. Ayres Menezes, na Delegação de Saúde de São Tomé (Água Grande) e nas Áreas de Saúde dos distritos de Mé-Zochi, Cantagalo, Lobata e Lembá.

Realizaram 194 consultas de Dermatovenereologia e 2 intervenções cirúrgicas, tendo os principais diagnósticos sido eczemas, escabiose, tinha do couro cabeludo e pitiríase versicolor.

A Missão em Números 

  • 1 semana de missão
  • 2 profissionais de saúde especializados
  • 194 consultas médicas
  • 2 intervenções cirúrgicas

Foi também garantida a formação prática durante as consultas médicas, e foram discutidas fotografias, casos clínicos e diversas patologias do foro da Dermatovenereologia com os profissionais de saúde são-tomenses.

O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.

Spread the love