Desde finais da última década, o panorama económico mundial tem vindo a deteriorar-se, em vários domínios, desde o aumento das emissões de CO2 e a pandemia de Covid-19, a quebras em partes das cadeias de produção e distribuição. Este cenário, já de si complexo, tem sido agravado desde o início da presente década por carências na oferta de energia e pelo aumento da inflação e dívida externa, afetando países mais e menos desenvolvidos – estes últimos a terem de lidar em paralelo com problemas humanitários e necessidade de modernização das economias.
A estas circunstâncias somam-se crescentes preocupações de segurança em diversas partes do mundo, desde as regiões do Indo-Pacífico à Europa, neste último caso com maior gravidade desde fevereiro de 2022, dada a invasão militar russa da Ucrânia e o regresso da guerra a território europeu.
Este quadro desenrola-se em contextos de erosão do multilateralismo e de crescente rivalidade e competição entre grandes potências. Uma ordem internacional ainda difusa está em formação, com implicações pelo respeito de regras comumente acordadas, num cenário de aumento de multipolaridades e de apetências por jogos de poder.
A conferência irá realizar-se apenas em formato presencial, com interpretação simultânea de português e inglês, no Auditório da EMSA (Praça Europa 4, 1249-206 Lisboa, Portugal).
Inscrições gratuitas, mas obrigatórias AQUI
Consulte o Programa AQUI.
Esta conferência é organizada pelo Clube de Lisboa em parceria com a Universidade Autónoma de Lisboa e conta com a parceria institucional do IMVF e da Câmara Municipal de Lisboa.
Mais informações AQUI.