Ao longo de uma semana, entre os dias 12 e 16 de junho, realizaram-se encontros de trabalho com um grupo de 7 inspetores da educação são-tomenses, dinamizados pelo assessor técnico da Universidade de Aveiro (Portugal), António Neto Mendes, sobre avaliação externa das escolas em São Tomé e Príncipe.
O trabalho desenvolvido abrangeu a elaboração e testagem dos instrumentos de apoio para a avaliação externa no país, relacionados com duas das dimensões da avaliação das escolas: docentes e instalação escolares.
A testagem dos instrumentos foi realizada pelo grupo de inspetores e pelo assessor técnico na Escola Secundária da Chácara, em São Tomé.
Em abril de 2022, tinham já sido realizados outros encontros de trabalho, nos quais foram elaborados e testados os instrumentos para as outras duas dimensões da avaliação: objetivos, currículo e práticas educativas e organização e gestão dos estabelecimentos de ensino.
De salientar que esta atividade deu o mote à Ação II das Jornadas Cientifico-Pedagógicas dedicada à “Avaliação das escolas”, que decorreu a 29 de abril, no Centro Cultural Português, em São Tomé.
O PAISE-STP tem vindo a contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe. É financiado pelo Camões, I.P. e implementado pelo Ministério da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.