A assinatura dos contratos com as Organizações da Sociedade Civil e Cultura, no âmbito do Programa de Dinamização das Organizações da Sociedade Civil e Cultura, inserido no Programa Maio 2025, teve lugar no dia 9 de outubro, na Assembleia Municipal do Maio.
A iniciativa pretende dinamizar e capacitar as Organizações da Sociedade Civil em setores específicos na ilha (cultura, arte desenvolvimento comunitário e ambiente), enquanto atores-base do desenvolvimento, reforçando competências individuais e coletivas, para que eles sejam capazes de dar voz e responder às necessidades locais. Foram selecionadas seis Organizações da Sociedade Civil para receberem financiamento durante seis meses. Estas organizações vão implementar novos projetos que beneficiarão toda a comunidade do Maio, num investimento de 4.705,875 Escudos. O ato de assinatura dos contratos foi copresidido pela Coordenadora do Programa Maio 2025, Leonor Mello, e pelo vereador da Câmara Municipal do Maio, Emílio Ramos.
Fazem parte da lista dos contemplados no programa:
- Associação Nós Kultura di Figueira
- Associação para o Desenvolvimento Comunitário do Morrinho
- Paróquia de Nossa Senhora da Luz – Ilha do Maio
- Associação para Desenvolvimento Comunitário da Calheta
- Barreirense Futebol Clube
- Associação Sport Clube Morrerense
O Programa Maio 2025 tem como objetivo construir um modelo de desenvolvimento territorial sustentável na ilha do Maio. É financiado pela União Europeia e implementado pela Câmara Municipal do Maio em parceria com o Instituto Marquês de Vale Flôr (IMVF), a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e a Fundação Maio Biodiversidade (FMB).