O lançamento da UNSDSN, no próximo dia 2 de novembro, em Matosinhos irá mobilizar o conhecimento científico e a inovação para encontrar soluções com vista à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Portugal.
Reconhecendo os enormes desafios que hoje enfrentamos, lembrar o Mote da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável “Não deixar ninguém para trás “, é um sinal de esperança para garantir um mundo mais justo, mais digno e mais sustentável.
O compromisso de Portugal com esta Agenda é público, e envolve os demais atores do desenvolvimento. Não obstante, os progressos do país em alguns dos indicares que formam as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é necessário acelerar os esforços para traduzir em ações concretas e impactantes, o ambicioso plano para as pessoas e planeta.
É neste contexto, que o lançamento da United Nations Sustainable Development Solutions Network Portugal (SDSN Portugal), no próximo dia 2 de novembro, num evento presencial em Matosinhos, se apresenta, mais do que nunca, uma oportunidade de Desenvolvimento de modelos inovadores de diálogo, que criem espaços de reflexão e criatividade, envolvendo a Academia, o Governo, as Empresas e a Sociedade Civil, para fomentar e acelerar a contínua partilha de ideias e experiências. Consulte o Programa do evento.
Para o IMVF, ser membro do Conselho Diretivo da Rede em Portugal é uma responsabilidade acrescida na promoção do desenvolvimento sustentável, contribuindo de forma assertiva para o consolidar de parcerias e soluções inovadoras para a prossecução dos ODS.
Sublinhamos, que nos próximos 7 anos, através da SDSN Portugal será possível assegurar a mobilização do conhecimento científico e transdisciplinar, processos coletivos de aprendizagem, que permitam gerar políticas integradas, transformação sistémica e práticas baseadas na evidência e na ciência e garantir a promoção de soluções para a implementação de ODS em Portugal.
Do local ao global procuraremos contribuir para o processo de tomada de decisão, demonstrando a oportunidade de soluções aos responsáveis por tomada de decisões a nível político, empresarial e societal, com vista a incentivar as necessárias transformações.
A SDSN Portugal é a Rede nacional da SDSN Global, uma iniciativa lançada em 2012 pelo Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon com o objetivo de mobilizar o conhecimento científico e a inovação para encontrar soluções com vista à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A SDSN ficou com a missão de promover e apoiar a implementação dos ODS aos níveis local, nacional e global.
SOBRE A SDSN GLOBAL
A SDSN trabalha com parceiros da academia, do governo, do mundo empresarial, da sociedade civil e das Nações Unidas para fomentar e encontrar soluções práticas e transformações necessárias ao desenvolvimento sustentável. Este propósito é suportado pela transferência do conhecimento e inovação científicos das universidades e outras instituições produtoras de conhecimento em todo o mundo para soluções com impacto efetivo no desenvolvimento sustentável. A SDSN Global é constituída por Redes Nacionais (mais de 50) que integram mais de 500 membros em cerca de 80 países.
SOBRE A SDSN PORTUGAL
A SDSN Portugal tem como objetivo mobilizar universidades, centros de investigação e outras redes e unidades de conhecimento, organizações da sociedade civil e empresas para criar sinergias para a promoção de soluções transformadoras que acelerem a implementação da Agenda 2030 e do Acordo de Paris. A SDSN Portugal foi aprovada pelo Conselho Estratégico da SDSN Global no passado dia 7 de Junho 2023. O Conselho Diretivo, órgão deliberativo máximo da Rede, é constituído pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto ( CEiiA) e o Instituto Marquês Valle Flôr (IMVF).