Durante 4 meses, 45 jovens da cidade de Bafatá reforçaram as suas competências profissionais em 4 cursos intensivos na área da construção civil: Construção Básica, Canalização, Serralharia e Montagem e Reparação de Painel Solares no Centro de Formação Industrial (CENFI), em Bissau. Estas ações de formação foram promovidas pelo projeto Nô Sidadi Nô Futuru – Requalificação de Infraestruturas Sociais nas Cidades de Bafatá e Gabú. Os formandos receberam uma bolsa mensal, kits básicos de ferramentas, tendo todos os custos associados aos cursos sido suportados pelo projeto.
A cerimónia de entrega dos certificados, que decorreu no dia 22 de agosto de 2024, no centro de conferencias da ASPAAB, em Bafatá, foi presidida por Marcelino Correia Landin, em representação do Governador de Bafatá e Mustafa Soares Cassama. A cerimónia contou ainda com a presença do Diretor do CENFI, Agostinho Lopes Cá, os professores das quatro áreas de formação, familiares dos alunos, representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e dos serviços desconcentrados do Estado, da Direção Regional de Plano e Estatística e da Direção Regional de Recursos Hídricos.
O projeto Nô Sidadi Nô Futuru – implementado pelo IMVF e financiado pelo Fundo para a Estabilização e Desenvolvimento Regional em Regiões Frágeis (FRSD) nos Estados-Membros da CEDEAO – tem como propósito a requalificação das infraestruturas sociais locais, tendo como principais objetivos: melhorar o acesso à água potável e a saúde para a população, através da reabilitação e expansão da rede de água potável e da modernização dos Hospitais Regionais de Bafatá e Gabú, bem como melhorar a governação local através de espaços de diálogo entre governo local e a população.