Realizou-se nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2024, na cidade de Bafatá, a Formação sobre Identificação e Mediação de Conflitos, sensibilização e direitos humanos. A iniciativa, que decorreu no espaço da Associação de Saneamento Básico, Proteção da Água e Ambiente de Bafatá (ASPAAB), foi organizada no âmbito do Projeto Nô Sidadi Nô Futuru, em parceria com a organização não governamental Voz di Paz – Iniciativa para a Consolidação da Paz.

A formação contou com 26 participantes, dos quais 13 homens e 13 mulheres. Entre os presentes destacaram-se representantes de várias instituições e organizações locais, incluindo o governo regional de Bafatá, a delegacia das Obras Públicas, a delegacia dos Recursos Hídricos, representantes dos Grupos de Utilizadores de 10 bairros de Bafatá e membros do Espaço Regional de Diálogo.

O programa, preparado por investigadores experientes da Voz di Paz, abordou temas cruciais como a introdução à noção de conflito, conceitos e técnicas de mediação, e métodos de sensibilização, complementados por exercícios práticos e simulações. A metodologia participativa incluiu dinâmicas de grupo e vídeos ilustrativos, visando garantir uma aprendizagem efetiva.

A formação representa um importante passo na capacitação de atores locais para a prevenção e resolução de conflitos, promovendo uma cultura de diálogo e paz na região de Bafatá. Esta promoção da cultura de diálogo e paz é fundamental pois permite fortalecer os laços comunitários, reduzir tensões étnicas e religiosas, e construir pontes de entendimento entre diferentes grupos sociais, contribuindo assim para uma maior coesão social na cidade de Bafatá.

Esta iniciativa teve como objetivo principal aumentar a disponibilidade e acessibilidade de informações sobre os padrões e as tendências relacionadas com o conflito local, contribuindo assim para a sua oportuna identificação e resolução.

O projeto Nô Sidadi Nô Futuru – implementado pelo IMVF e financiado pelo Fundo para a Estabilização e Desenvolvimento Regional em Regiões Frágeis (FRSD) nos Estados-Membros da CEDEAO – tem como propósito a requalificação das infraestruturas sociais locais, tendo como principais objetivos: melhorar o acesso à água potável e a saúde para a população, através da reabilitação e expansão da rede de água potável e da modernização dos Hospitais Regionais de Bafatá e Gabú, bem como melhorar a governação local através de espaços de diálogo entre governo local e a população.

 

Spread the love