A primeira Comissão de Acompanhamento Estratégico do Projeto ERGUES – Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe decorreu no dia 12 de dezembro, no Centro Cultural Português.

O objetivo deste encontro, que envolveu entidades financiadoras, cofinanciadoras e parceiras e beneficiárias, foi apresentar as atividades implementadas e os resultados obtidos no primeiro ano do ERGUES e projetar os próximos passos, garantindo o contínuo alinhamento conjunto com os objetivos estratégicos do projeto.

Foi, assim, feito um balanço da ação até ao momento, evidenciando os resultados já alcançados nos 4 eixos de intervenção do projeto: (1) ensino técnico-profissional de dupla certificação; (2) materiais didáticos digitais para o ensino básico e secundário; (3) formação de professores e investigação em educação; (4) reforço da capacidade institucional do Ministério da Educação. Foram ainda apresentadas e discutidas as prioridades do plano de atividades para 2025.

Estiveram presentes a Senhora Ministra da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe – Isabel Abreu, a Chefe de Divisão de Assuntos Bilaterais do Camões, I.P. – Ana Cláudia Pereira, a Coordenadora do Centro Português de Cooperação – Paula Pereira, a Assessora do Centro Português de Cooperação – Inês Serrano, a Administradora Executiva do IMVF – Carolina Quina, o Representante da AMVF em São Tomé e Príncipe – António Lima e a Equipa de Coordenação Local do Projeto, constituída por José Carlos Aragão, Leonor Santos, Madalena Cardoso e Esmael Fernandes. Participaram a distância, os Pontos Focais das Instituições de Ensino Superior portuguesas parceiras do projeto, Betina Lopes (em representação de Ana Isabel Andrade), da Universidade de Aveiro, Luís Sebastião, da Universidade de Évora, Susana Colaço, do Instituto Politécnico de Santarém e Ana Mineiro, da Universidade Católica Portuguesa. A RAP e a USTP acabaram por não poder participar, por dificuldades técnicas e de agenda, respetivamente, mas têm sido parceiras ativas do projeto.

Projeto ERGUES, com a duração de 36 meses (de 1 janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026), tem como objetivo geral contribuir para a melhoria da qualidade, da equidade e da inclusão no sistema educativo de São Tomé e Príncipe, atuando nos  4 eixos de intervenção referidos acima.

Projeto ERGUES é financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P., e cofinanciado por fundos próprios dos parceiros envolvidos na sua implementação – AMVF (entidade coordenadora da ação), Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF)Universidade de AveiroUniversidade de ÉvoraUniversidade Católica Portuguesa e Instituto Politécnico de Santarém –, este projeto é implementado em estreita parceria com o Ministério da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe e com a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP).

Spread the love