Entre 9 e 15 de dezembro de 2024, a ilha do Maio foi palco da Semana do Mar, uma semana dedicada a eventos que refletem a ligação da ilha com o mar. 

A Semana do Mar recebeu Mitú Monteiro, o primeiro campeão mundial de kitesurf de Cabo Verde. Para além do encanto pelas condições da ilha como destino de eleição para a prática de desportos náuticos, Mitú deu destaque ao Djarmai, tanto pelas suas atividades como pela sua excelência para o desenvolvimento da economia azul. Os alunos da Escola Secundária Horace Silver tiveram também possibilidade de ter uma aula com o Mitú. 

Para além da diversidade de atividades náuticas e culturais, a Semana do Mar contou com várias competições de desportos aquáticos, eventos multidesportivos, uma feira cultural, uma feira de artesanato e agropecuária na cidade de Porto Inglês, o lançamento de trilhas e da Grande Rota do Maio (percursos pedestres assinalados), um Festival Gastronómico na localidade de Calheta e até uma prova nacional de natação em águas abertas, esta última com a participação de 10 atletas no trajeto entre Pau Seco e Calheta.

Elzo Rodrigues, criador de conteúdos digitais, e Emanuel Trovoada, treinador da seleção nacional de basquete, estiveram também na ilha do Maio a promover a localidade como destino turístico e como uma experiência de eleição, tanto no mar quanto em terra. 

A ilha do Maio é caracterizada pelas belas praias de areias douradas e desertas com excelentes condições para a prática de turismo de sol e mar, desportos náuticos, pesca desportiva, mergulho, entre outras atividades de lazer. O Maio foi classificado pela UNESCO como Reserva da Biosfera e considerado por especialistas da área como o próximo fenómeno cabo-verdiano do turismo, a par das ilhas do Sal e Boavista, perspetivando-se um desenvolvimento de um turismo de alto valor acrescentado com base nos princípios da sustentabilidade do destino. 

A Semana do Mar está enquadrada no âmbito do Programa Maio 2025, liderado pela Câmara Municipal do Maio e implementado em parceria com o Instituto Marquês de Valle Flôr – IMVF, a Associação de Defesa de Património de Mértola – ADPM Mértola e a Fundação Maio Biodiversidade – FMB – Maio Biodiversity Foundation, com o financiamento da Delegação da União Europeia – UE em Cabo Verde. 

#SemanadoMar 

Spread the love