O projeto INTEGRALITY – estratégias multi-stakeholder para a promoção da Integração e Legalidade do emprego de migrantes na agricultura organizou entre os passados dias 6 e 8 de maio de 2025 o workshop “Entre Culturas, um só Direito” no Centro para as Migrações do Fundão. Esta iniciativa foi dedicada à promoção da mediação intercultural e à defesa dos direitos laborais dos trabalhadores agrícolas migrantes em Portugal. 

Concebido e dinamizado em parceria entre o IMVF, o Município do Fundão e O Lugar Comum, o workshop contou com a colaboração de peritos de instituições públicas de referência. No primeiro dia, Mário Ribeiro, coordenador da equipa de projeto multidisciplinar do Observatório das Migrações, liderou uma sessão sobre mediação intercultural, destacando estratégias eficazes para atuar em contextos diversos de mediação. No segundo dia, Ângelo Valentim, inspetor do trabalho da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) da Covilhã, conduziu uma sessão informativa dedicada aos direitos e deveres laborais. 

No último dia, a equipa de mediadores aplicou os conhecimentos adquiridos ao longo destes dois dias em casos práticos através de simulações em grupos de trabalho. 

O workshop reuniu 12 mediadores interculturais, oriundos de 10 nacionalidades diferentes, provenientes de diversas regiões do país, incluindo a Beira Baixa, Oeste, Lezíria do Tejo, Alentejo Litoral e Algarve. Esta diversidade refletiu-se também na riqueza das partilhas e nas experiências trazidas pelos participantes. 

Este workshop marcou o início do trabalho com as comunidades migrantes do INTEGRALITY, uma das etapas centrais do projeto. Os Mediadores Interculturais são fatores-chave entre as comunidades de migrantes e os restantes setores da sociedade, pois servem como ponte essencial para promover o entendimento e o acesso à informação.  

O Lugar Comum desenhou e dinamizou a formação a pensar principalmente em casos concretos e com soluções e ferramentas que os mediadores possam utilizar no dia a dia. O Rajendra, mediador intercultural do concelho de Odemira, destacou a importância de continuar a investir na formação contínua e na valorização do papel dos mediadores interculturais. 

Para além da componente formativa, o workshop fomentou também a criação de uma Rede Colaborativa de Mediadores Interculturais, com o objetivo de potenciar o trabalho em rede, entre pares, e fortalecer o papel destes profissionais enquanto agentes de mudança no terreno. 

O projeto INTEGRALITY é implementado, em Portugal, pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e pelo Município do Fundão, e pretende desenvolver e aplicar uma estratégia integrada e multissetorial de promoção da inclusão laboral e socioeconómica de migrantes na agricultura, em conformidade com a legislação nacional e europeia. O projeto decorre também em Itália, Chipre, Áustria e Grécia, e é financiado pela União Europeia, através do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI). 

Spread the love