O Projeto ERGUES – Ensino e Reforma da Governação Educativa de São Tomé e Príncipe promoveu uma missão de docentes da Universidade de Aveiro, Instituição de Ensino Superior parceira do projeto, que contemplou o Eixo 3 (formação de professores e investigação em educação) e o Eixo 4 (reforço da capacidade institucional do Ministério da Educação), que decorreu na semana de 9 a 13 de junho. Integraram esta missão os docentes Ana Isabel Andrade e Joaquim Sousa Pinto.
O foco desta missão foi o Eixo 4 com a apresentação da plataforma destinada à gestão dos processos de acreditação e avaliação de cursos do ensino superior que está em construção. Esta plataforma virá a ser utilizada, fundamentalmente, pela Agência Nacional de Regulação do Ensino Superior (ANRES) e também pela Direção de Ensino Superior e Ciência (DESC). Por isto, foram realizados encontros de trabalho com diretores e técnicos destas entidades.
Adicionalmente, no âmbito do Eixo 3, foi realizado para docentes do ensino superior um seminário intitulado “Avaliação e Acreditação em Portugal: partilha de uma experiência”, que teve lugar no Auditório do CCP, na tarde de dia 11 de junho e contou com cerca de 30 participantes. Decorreu também, na Reitoria da USTP, um encontro de trabalho para planeamento da criação de uma publicação científica do Centro de Investigação desta Universidade.
O Projeto ERGUES é financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P., e coordenado e cofinanciado pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) e o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF). Tem como parceiros de implementação e cofinanciadores a Universidade de Aveiro, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade Católica Portuguesa, e como parceiros de implementação e beneficiários o Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe e a Universidade de São Tomé e Príncipe.