O Projeto ERGUES – Ensino e Reforma da Governação Educativa de São Tomé e Príncipe promoveu uma missão de docentes da Universidade de Aveiro, Instituição de Ensino Superior parceira do projeto, que contemplou o Eixo 3 (formação de professores e investigação em educação) e o Eixo 4 (reforço da capacidade institucional do Ministério da Educação), que decorreu na semana de 9 a 13 de junho. Integraram esta missão os docentes Ana Isabel Andrade e Joaquim Sousa Pinto.

O foco desta missão foi o Eixo 4 com a apresentação da plataforma destinada à gestão dos processos de acreditação e avaliação de cursos do ensino superior que está em construção. Esta plataforma virá a ser utilizada, fundamentalmente, pela Agência Nacional de Regulação do Ensino Superior (ANRES) e também pela Direção de Ensino Superior e Ciência (DESC). Por isto, foram realizados encontros de trabalho com diretores e técnicos destas entidades.

Adicionalmente, no âmbito do Eixo 3, foi realizado para docentes do ensino superior um seminário intitulado “Avaliação e Acreditação em Portugal: partilha de uma experiência”, que teve lugar no Auditório do CCP, na tarde de dia 11 de junho e contou com cerca de 30 participantes. Decorreu também, na Reitoria da USTP, um encontro de trabalho para planeamento da criação de uma publicação científica do Centro de Investigação desta Universidade.

Projeto ERGUES é financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P., e coordenado e cofinanciado pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) e o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF). Tem como parceiros de implementação e cofinanciadores a Universidade de Aveiro, a Universidade de Évorao Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade Católica Portuguesa, e como parceiros de implementação e beneficiários o Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe e a Universidade de São Tomé e Príncipe.

 

 

 

Spread the love