No âmbito do projeto Novos Horizontes para Cuidados Especializados e Telemedicina na Guiné-Bissau, implementado pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) em parceria com o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), e com o apoio da Cooperação Portuguesa, o Hospital Militar Principal (HMP) recebeu a visita do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel. A comitiva contou ainda com a presença do Ministro da Saúde Pública da Guiné-Bissau, Pedro Tipote, e do Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, Miguel Silvestre. 

Durante a visita, que decorreu no contexto da XVª Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi possível verificar a significativa contribuição do projeto que veio revolucionar o perfil de assistência e a formação, in loco e à distância, em 10 especialidades médicas na Guiné-Bissau. 

Na sequência da visita ao HMP, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros realçou que este:

“é um projeto notável de colaboração entre o sistema de saúde português e o sistema de saúde da Guiné-Bissau: a telemedicina mudou a vida dos guineenses. A interação entre profissionais de saúde portugueses e profissionais de saúde guineenses tem permitido avanços únicos.” 

Paulo Rangel reforça ainda que:

“É um milagre na vida dos guineenses no seu dia a dia, uma transformação para a qual Portugal e os profissionais de saúde portugueses estão a contribuir de um modo extraordinário.” 

A visita sublinhou a importância de uma abordagem integrada no que se refere ao desenvolvimento do setor da saúde na Guiné-Bissau, reforçando o compromisso do IMVF e da Cooperação Portuguesa com a capacitação técnica, a modernização das infraestruturas e a melhoria dos cuidados prestados à população. 

O projeto “Novos Horizontes” afirma-se assim como um modelo de intervenção sustentável, com impacto direto na vida dos utentes e no reforço das capacidades locais, traduzindo-se num importante contributo para o desenvolvimento do sistema de saúde guineense. 

Spread the love