No âmbito do projeto Nô Sidadi, Nô Futuru, a Associação de Saneamento Básico, Proteção da Água e Ambiente de Bafatá (ASPAAB), entidade concessionária responsável pela gestão do sistema de abastecimento de água de Bafatá, recebeu um conjunto de equipamentos administrativos e informáticos essenciais.

Este apoio material visa reforçar as capacidades organizacionais e operacionais da ASPAAB, o que é fundamental para a sustentabilidade e melhoria do serviço de água na cidade.

A entrega destes materiais insere-se na estratégia do projeto de garantir que a ASPAAB, que tem enfrentado dificuldades técnicas e financeiras, disponha de equipamento adequado e atualizado para continuar a exercer as suas atividades.

O conjunto de bens entregues à associação tem como objetivo fortalecer três pilares essenciais da sua missão: a gestão administrativa, o planeamento e a comunicação. Neste sentido, foram entregues materiais informáticos, nomeadamente um computador portátil, uma impressora e periféricos de apoio, bem como materiais de escritório que possam garantir a documentação, registo e reporte de todo o trabalho efetuado pela associação.

Estes materiais irão apoiar a ASPAAB no seu papel central na gestão e expansão da rede de abastecimento do sistema de água de Bafatá e reforçar a sua capacidade institucional que é crucial para garantir o acesso da população a água potável, um Direito Humano consagrado pela Organização das Nações Unidas.

O projeto Nô Sidadi Nô Futuru – implementado pelo IMVF e financiado pelo Fundo para a Estabilização e Desenvolvimento Regional em Regiões Frágeis (FRSD) nos Estados-Membros da CEDEAO – visa a requalificação das infraestruturas sociais locais, tendo como principais objetivos: melhorar o acesso à água potável e a saúde para a população, através da reabilitação e expansão da rede de água potável e da modernização dos Hospitais Regionais de Bafatá e Gabú, bem como melhorar a governação local através de espaços de diálogo entre governo local e a população.

Spread the love