
De 7 a 11 de outubro de 2025, uma equipa de Cardiologia Pediátrica deslocou-se ao Hospital Militar Principal, em Bissau, no âmbito do projeto “Novos Horizontes para Cuidados Especializados e Telemedicina na Guiné-Bissau”, implementado pelo IMVF.
A missão teve como objetivo de reforçar a capacidade local de diagnóstico e acompanhamento de cardiopatias congénitas em crianças e de promover a formação contínua dos profissionais de saúde guineenses.
Ao longo de cinco dias, foram realizadas 30 consultas de especialidade, incluindo duas primeiras consultas e 28 de seguimento. Apesar de não terem ocorrido intervenções cirúrgicas durante a missão, o impacto formativo e clínico foi significativo.
A equipa promoveu diversas ações de formação teórica e prática, com enfoque em ecocardiografia pediátrica transtorácica, rastreio de cardiopatias congénitas por oximetria de pulso, interpretação de eletrocardiograma pediátrico e febre reumática.
As sessões envolveram um total de mais de 60 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, e abrangeram temas cruciais para o diagnóstico precoce e tratamento das doenças cardíacas congénitas.
Durante as sessões práticas, os profissionais locais demonstraram grande empenho e evolução notória ao longo dos dias, destacando-se pela motivação e vontade de aprofundar conhecimentos e consolidar competências.
“A formação foi muito boa. Esperamos que seja feita mais vezes, com mais teoria e prática. Também gostaríamos de poder realizar estágios de aperfeiçoamento em Portugal, no diagnóstico de cardiópatias complexas.”
As formações abrangeram ainda boas práticas de rastreio neonatal para deteção precoce de malformações cardíacas, e a missão evidenciou a importância de manter o acompanhamento remoto e o apoio via telemedicina, permitindo que os médicos guineenses continuem a realizar exames e partilhar resultados para segunda opinião com especialistas portugueses.
“Com manutenção de treino, a equipa local será capaz de realizar ecocardiografias e partilhar os resultados à distância, fortalecendo a capacidade nacional de resposta em cardiologia pediátrica.”
O projeto “Novos Horizontes” tem como propósito reforçar o acesso a cuidados de saúde especializados na Guiné-Bissau, promovendo a formação técnica, o intercâmbio entre equipas médicas e a utilização de tecnologias de telemedicina para diagnóstico e seguimento de casos clínicos complexos.






