
A iniciativa Djuntu ku Empreendedor Jovem (DkEJ), convida a todos os jovens residentes em Contuboel, Pitche e Farim, a apresentarem as suas propostas de negócio para participar na formação em empreendedorismo e no processo de atribuição do apoio financeiro (subvenção).
O Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), está a implementar o DkEJ, uma iniciativa que irá formar e financiar os jovens empreendedores residentes nos sectores de Contuboel, Pitche e Farim, como projeto piloto nas zonas rurais e fronteiriças com o Senegal e a Guiné-Conacri.
O financiamento aplica-se tanto a novos empreendedores quanto à ampliação de negócios já existentes.
Os pedidos de apoio decorrerão em 2 fases: numa primeira fase os candidatos devem apresentar as suas ideias de negócio mediante o preenchimento da Nota Conceptual (anexo A). Esta Nota Conceptual é um resumo da ideia de negócio dos candidatos. Todas as Notas Conceptuais recebidas serão avaliadas, na qual serão selecionadas as 210 propostas melhor pontuadas para a fase de formação.
Os beneficiários dos negócios selecionados na primeira fase participarão numa formação específica sobre empreendedorismo e serão capacitados para o preenchimento da ficha completa (Ficha de Identificação da Oportunidade de Negócio (FION)) da sua ideia de negócio (anexo C). Todas as fichas completas recebidas serão avaliadas, e os 21 negócios (7 por setor) melhor pontuadas serão subvencionados.
O valor máximo que se pode solicitar é de 2.000.000 XOF, independentemente se é para um negócio novo ou uma ampliação de um negócio já existente. O valor mínimo não pode ser inferior a 1.000.000 XOF.
As candidaturas estão abertas, nesta primeira fase, entre 8 de dezembro a 23 de janeiro de 2025. Existirá também uma segunda fase entre os meses de fevereiro e março de 2026.
Consulte o Guia de Requerente e os restantes documentos para saber todas as informações:
- Anexo A: Nota Conceptual
- Anexo B: Declaração da Associação
- Anexo C: Ficha de Identificação da Oportunidade de Negócio (FION)
- Anexo C5: Ideia de negócio
- Anexo C6: Negócio em funcionamento
- Anexo D: Declaração de Residência