
Num cenário internacional em que África procura diversificar as suas alianças e a Europa procura reforçar a sua presença no continente, o Conselho Europeu de Relações Externas (ECFR) e o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) organizaram a primeira mesa redonda conjunta sob o tema em epígrafe.
A mesa-redonda surge na sequência da realização da 7.ª Cimeira União Africana – União Europeia sob a epígrafe – Promover a paz e a prosperidade através do multilateralismo eficaz – realizada nos dias 24 a 25 de novembro de 2025 em Angola.
Sonhos de uma potência média: a Geopolítica da ascensão de Angola
O policy briefing intitulado: “Sonhos de uma potência média: a geopolítica da ascensão de Angola”, foi o ponto de partida para a discussão na mesa-redonda (o documento pode ser consultado em português aqui em inglês aqui), referindo que Angola se está a posicionar como uma potência média não alinhada e ágil.
Ao aproveitar os seus abundantes hidrocarbonetos, os minerais críticos, a costa atlântica estratégica, bem como corpo diplomático proativo nos diferentes fóruns onde atua, Luanda procura deliberadamente diversificar as suas parcerias, atrair investimento europeu e moldar a segurança regional, mantendo a autonomia da sua política externa.
O Corredor do Lobito – eixo ferroviárioportuário que liga o Atlântico à República Democrática do Congo e à Zâmbia, apoiado pela iniciativa Global Gateway da UE, com cofinanciamento dos EUA e também com capitais privados, oferece uma alternativa às rotas da África Austral, com potencial para estimular o processamento local e criar clusters industriais.
Mesa-redonda – AngolaEuropa: Oportunidades após a Cimeira UAUE
Participaram na mesa-redonda que decorreu na sede do IMVF a 15 de dezembro de 2025, 24 representantes de entidades governamentais, universidades, institutos de estudos estratégicos, empresários e jornalistas.
A discussão decorreu à porta-fechada sob a Regra de Chatham House.
O Conselho Europeu de Relações Exteriores (ECFR)
O Conselho Europeu de Relações Exteriores (European Council on Foreign Relations – ECFR) é um thinktank pan-europeu, com sede em Berlim e delegações em várias cidades europeias.
O Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF)
É uma fundação portuguesa criada em 1951, atua nas áreas da cooperação para o desenvolvimento, cidadania global, estudos estratégicos e cooperação intermunicipal.