Cerca de 50 alunos e respetivos docentes participaram no passado dia 15 de dezembro numa sessão de conhecimento-sensibilização-mobilização sobre a interligação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Direitos Humanos, na Escola Secundária João de Barros, no Seixal.

Partindo da premissa da dignidade da pessoa humana em todas as geografias, os alunos foram convidados a conhecer as interligações entre os cinco Princípios dos ODS: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias e qual a sua relação com os Direitos Humanos.

Numa iniciativa que contou com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, os jovens foram motivados a agir pelos Direitos Humanos através da Maratona de Cartas, da Amnistia Internacional, e do caso específico de Unecebo Mboteni, uma criança sul-africana de três anos que caiu numa latrina no seu jardim de infância e que acabou por falecer.

Esta tragédia é reveladora da importância que o saneamento básico tem na promoção do desenvolvimento de todas as comunidades, uma vez que é um aspeto essencial à prevenção de doenças e à implementação de práticas essenciais à saúde.

Através desta reflexão, e ao exigirem o fim das latrinas nos jardins de infância na África do Sul, os jovens reconheceram as interligações entre temas-chave da Educação para a Cidadania Global, como saúde, educação, pobreza, água potável e saneamento básico. Através deste exercício de interligação temática, os jovens foram também desafiados a apresentarem narrativas visuais sobre cada um dos P, da Agenda 2030. Esta metodologia participativa é uma forma de impulsionar a interpretação crítica da realidade e a participação cidadã em torno de temas transversais às questões do Desenvolvimento espelhados nos ODS e assentes no pleno respeito pelos Direitos Humanos.

Todos os alunos participantes foram então desafiados a inscreverem-se num dos 17 cursos disponíveis na plataforma Don’t Skip Humanity para darem seguimentos à sua consciencialização e capacitação em temáticas com as quais se identifiquem.

Através do projeto A Tua Voz, a Tua Ação: HUMAN II – Conhecer, refletir e agir em prol da justiça social e de um desenvolvimento sustentável, cofinanciado pelo CICL, e em parceria com o Clube de Lisboa e a Câmara Municipal de Oeiras, a plataforma está agora a desenvolver novos curso para a sua Academia Digital. Estes cursos serão acompanhados por momentos de formação, partilha e conversa que ligam as temáticas abordadas aos acontecimentos globais da atualidade. Como acreditamos no poder de todas as vozes jovens, o projeto irá lançar um prémio para textos de jovens sobre cidadania e desenvolvimento sustentável – a tua perspetiva pode mesmo fazer a diferença!

Spread the love