Teve lugar hoje, na cidade de Bafatá, o lançamento oficial das obras de reabilitação do Hospital Regional de Bafatá e do sistema de abastecimento de água, uma intervenção estruturante que visa melhorar o acesso a serviços de saúde de qualidade e reforçar as condições de vida da população. 

A cerimónia contou com a presença de autoridades regional, administrativas e tradicionais, representantes dos serviços técnicos, profissionais de saúde, parceiros institucionais e membros da comunidade local. O evento marcou o início de um conjunto de obras consideradas prioritárias para a região, face ao estado de degradação das infraestruturas e às crescentes necessidades da população. 

A reabilitação do Hospital Regional de Bafatá, tem como objetivo melhorar as condições de atendimento, reforçar a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde, e garantir serviços mais funcionais, humanos e resilientes. A intervenção permitirá responder de forma mais eficaz às exigências atuais do sistema de saúde regional. 

Paralelamente, a intervenção no sistema de abastecimento de água visa reforçar a capacidade de produção e distribuição, garantindo o acesso a água segura, regular e acessível. O projeto terá impacto direto na saúde pública, na prevenção de doenças e no funcionamento das instituições públicas, incluindo o próprio hospital. 

As obras são realizadas no âmbito do Fundo para a Estabilização e o Desenvolvimento Regional (FRSD), com o apoio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em estreita colaboração com as autoridades nacionais, regionais e locais. 

Durante a execução dos trabalhos, será dada especial atenção à segurança e saúde no trabalho, à proteção ambiental e social, à continuidade dos serviços essenciais, bem como ao diálogo permanente com as comunidades, através de mecanismos de informação e gestão de queixas. 

O projeto Nô Sidadi, Nô Futuru,  representa um investimento estratégico no presente e no futuro de Bafatá, contribuindo para melhores condições de saúde, maior acesso à água potável e mais dignidade para a população. 

 

Spread the love