Com o objetivo de reforçar a equidade de acesso a uma educação de qualidade e contribuir para a melhoria das aprendizagens, a revisão/atualização de livros didáticos do Ensino Básico e Secundário em formato digital é um dos eixos prioritários da intervenção do Projeto ERGUES – Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe, financiado pela Cooperação Portuguesa.
Semanalmente, professores das disciplinas de Português, Matemática, Química, Ciências Naturais/Biologia, Física, Geografia, História, Educação Visual e Artística reúnem-se em grupos de trabalho na sede do ERGUES para, com o apoio da equipa de coordenação local e contando também com a expertise de docentes das instituições de ensino superior parceiras do projeto: Instituto Politécnico de Santarém, Universidade de Aveiro e Universidade de Évora trabalharem na revisão/atualização dos livros didáticos do 1.º e 3º ciclos do ensino básico. Seguir-se-á a revisão/atualização dos materiais didáticos do 2º ciclo do ensino básico e do ensino secundário das mesmas áreas disciplinares.
Simultaneamente, estão também a ser elaborados recursos didáticos digitais complementares aos manuais didáticos.
Todos estes recursos didáticos serão disponibilizados no Repositório Digital do ME.
A revisão/atualização de materiais didáticos é um processo fundamental para garantir que os recursos pedagógicos disponibilizados a alunos e professores refletem os avanços no conhecimento e nas metodologias de ensino das várias áreas disciplinares, favorecendo, assim, aprendizagens mais eficazes. É relevante, igualmente, para assegurar uma adequada coerência e articulação entre os livros didáticos e os recursos digitais que irão ser produzidos.
O Projeto ERGUES, com a duração de 36 meses (de 1 janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026), tem como objetivo geral contribuir para a melhoria da qualidade, da equidade e da inclusão no sistema educativo de São Tomé e Príncipe, atuando em 4 eixos de intervenção: ensino técnico-profissional de dupla certificação, materiais didáticos digitais para o ensino básico e secundário, formação de professores e investigação em educação e reforço da capacidade institucional do Ministério da Educação.
O Projeto ERGUES é financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P., e coordenado e cofinanciado pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) e o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF). Tem como parceiros de implementação e cofinanciadores a Universidade de Aveiro, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade Católica Portuguesa, e como parceiros de implementação e beneficiários o Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe e a Universidade de São Tomé e Príncipe.