Teve lugar hoje, no Centro Multifuncional de Juventude de Gabú e na sala de reuniões da ASPAAB, a sessão de abertura oficial das formações de Reforço de Capacidades para uma Administração Pública Local Eficiente, Transparente e Inclusiva, uma iniciativa promovida pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) no âmbito do projeto “Nô Sidadi, Nô Futuru” 

A cerimónia contou com a presença de representantes do governo local das Regiões de Bafatá e Gabú, administradores sectoriais, representantes do IMVF e diversos convidados institucionais, sublinhando a relevância estratégica desta ação para o fortalecimento da governação local.  

Estas formações integram o projeto “Nô Sidadi, Nô Futuru”: Requalificação das Infraestruturas Sociais na Cidade de Gabú, financiado pelo Fundo para a Estabilização e Desenvolvimento Regional em Regiões Frágeis (FRSD FC) da CEDEAO e implementado pelo IMVF. Para além da requalificação de infraestruturas essenciais, como o Hospital Regional e o sistema de abastecimento de água nas duas cidades, o projeto aposta no reforço das competências dos agentes públicos, reconhecendo que a sustentabilidade dos investimentos físicos depende de uma administração capacitada, responsável e orientada para o serviço ao cidadão. 

O programa formativo foi desenhado a partir das necessidades identificadas junto de funcionários da administração local, serviços desconcentrados do Estado e representantes da sociedade civil, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos e promover políticas mais inclusivas e responsivas às necessidades da população. No total, serão realizados 10 cursos especializados, abrangendo áreas-chave da gestão pública local. 

Entre as temáticas abordadas destacam-se: 

  • Governação Local e Descentralização; 
  • Gestão Financeira e Orçamento Público; 
  • Transparência e Prestação de Contas; 
  • Gestão de Recursos Humanos no Setor Público; 
  • Água, Saneamento e Sustentabilidade Urbana; 
  • Marco Legal e Contratação Pública; 
  • Administração Pública Inclusiva; 
  • Gestão de Projetos e Aquisições; 
  • Gestão Hospitalar; 
  • Planificação do Desenvolvimento Local.  

As duas primeiras formações decorrem entre 26 e 29 de janeiro, centrando-se nas seguintes áreas prioritárias: Governação Local e Descentralização, Gestão Financeira e Orçamento Público. As sessões combinam conteúdos teóricos, estudos de caso e atividades práticas, promovendo a aplicação de boas práticas adaptadas ao contexto da Guiné-Bissau. 

Com esta iniciativa, o IMVF e os seus parceiros reforçam o compromisso de contribuir para uma administração pública local mais transparente, eficiente e inclusiva, capaz de prestar melhores serviços básicos e de fortalecer a confiança entre instituições e comunidades, promovendo a coesão social e o desenvolvimento sustentável das regiões de Bafatá e Gabú.

 

Spread the love