
Realizou-se entre os dias 9 e 13 de dezembro de 2025, no Hospital Militar Principal, em Bissau, a primeira Missão de Urologia no âmbito do projeto Novos Horizontes para Cuidados Especializados e Telemedicina na Guiné-Bissau, que marcou um passo importante na oferta de cuidados de saúde nacionais.
A missão, liderada pelo médico especialista Dr. Pedro Monteiro e acompanhada pelo Dr. Tiago Oliveira, do Hospital das Forças Armadas, teve como foco a modernização tecnológica, incluindo a receção, verificação e instalação de equipamentos avançados de endoscopia. Esta atualização permite agora a realização de intervenções especializadas utilizando a nova torre endoscópica.
Esta iniciativa representou já um impacto direto inicial na vida dos doentes locais através da realização de 15 intervenções cirúrgicas, abrangendo patologias como a hiperplasia benigna da próstata (HBP), estenose uretral e neoplasia vesical, realizadas em conjunto com a equipa médica local.
Adicionalmente, a missão contou também com uma forte componente formativa. Foi realizada uma sessão dedicada aos “Cuidados pós-operatórios em cirurgia urológica“, que contou com a participação de 8 enfermeiros, garantindo a segurança e a continuidade dos cuidados prestados aos doentes.
Os especialistas em missão teceram elogios à equipa local, avaliando o seu desempenho como “excelente”, desde a seleção de doentes até à execução técnica em bloco operatório. Destacaram ainda que é “evidente o treino já adquirido” pelos urologistas, sublinhando que existe um claro potencial de progressão, que deve ser valorizado e continuado. A equipa salientou ainda o “excelente acompanhamento pela equipa local do IMVF”, cujo contributo foi essencial para assegurar um relacionamento institucional eficaz com a unidade hospitalar.
O projeto “Novos Horizontes” financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., tem como propósito reforçar o acesso a cuidados de saúde especializados na Guiné-Bissau, promovendo a formação técnica, o intercâmbio entre equipas médicas e a utilização de tecnologias de telemedicina para diagnóstico e seguimento de casos clínicos complexos.