Nô Sidadi, Nô Futuru
Requalificação de Infraestruturas Sociais nas Cidades de Bafatá e Gabú
Guiné-Bissau
Este projeto é financiado pelo Fundo para a Estabilização e o Desenvolvimento Regional nas Regiões Frágeis da CEDEAO (FRSD).
OBJETIVOS
Global: melhorar as condições de vida, das perspetivas e da coesão social, em particular das mulheres e dos jovens, nas regiões de Bafatá e Gabú.
Específico: melhorar as oportunidades económicas e de emprego, a segurança alimentar, o acesso a água potável e a eletricidade e fomentar canais de comunicação e de participação na governação local, através da reabilitação dos serviços básicos e infraestruturas.
ATIVIDADES
Com foco na ampliação do sistema de abastecimento de água e no reforço das capacidades organizacionais e operacionais, o projeto procura criar mais postos de trabalho, através da construção de infraestruturas, e da dinamização de atividades económicas que dependem da manutenção da água disponível e reabilitação do hospital. A componente da formação é também importante para gerar maiores resultados e alcançar os objetivos estipulados.
As atividades do projeto são:
- Reforço das capacidades, através de formação profissional em ofícios da construção civil;
- Formação em gestão de infraestruturas às autoridades locais
- Reabilitação e expansão da rede de água
- Reabilitação das infraestruturas e equipamentos essenciais dos Hospitais Regionais de Bafatá e Gabú
- Criação de fóruns de diálogo entre os cidadãos, as partes interessadas locais e o governo local
- Instalação de uma central fotovoltaica em Gabú com uma capacidade mínima para 25 famílias
O PERCURSO
De modo a garantir o acesso a serviços básicos e a infraestruturas resilientes, é necessário um investimento, através da construção novas infraestruturas que permitam o alargamento da rede de abastecimento de água aos novos bairros, para assim chegar a mais população. Serão, ainda, dinamizadas formações profissionais aos jovens das regiões de Bafatá e Gabú que vão possibilitar a reabilitação da rede de água e das infraestruturas do hospital, paralela à aposta nos jovens e na melhoria da sua qualidade de vida, a nível económico e profissional.
A fim de melhorar a governação local, apela-se à transparência, com a criação de fóruns de diálogo entre os cidadãos, as partes interessadas locais e o governo local, sendo enaltecida a necessidade de manter os participantes informados sobre as atividades governamentais, para que possam dar resposta às suas necessidades. Com isto, enaltecemos a importância de “todas as infraestruturas de abastecimento público de água nas cidades de Bafatá e Gabú serem propriedade dos Governos Regionais de Bafatá e de Gabú”.
O IMPACTO
O projeto promove a garantia dos direitos aos cidadãos de Bafatá e Gabú, nomeadamente o acesso a água potável, eletricidade e cuidados de saúde dignos, através da reabilitação de infraestruturas médicas, nos Hospitais Regionais de Bafatá e no de Gabú. Serão gerados mais postos de trabalho para os jovens e uma melhor qualidade de vida para as mulheres e raparigas. O projeto vem ainda dinamizar formações, que proporcionam a criação de emprego, e uma crescente qualificação da população para a criação de infraestruturas, que garantem, posteriormente, melhores condições de vida.
NOTÍCIAS
12.12.2024 Nô Sidadi Nô Futuru realiza formação em KoboToolbox para gestão de sistemas de água
26.11.2024 Nô Sidadi Nô Futuru promove Formação em Mediação de Conflitos em Gabú
18.11.2024 Bafatá acolhe Formação sobre Identificação e Mediação de Conflitos
11.11.2024 População de Bafatá junta-se para monitorizar infraestruturas de abastecimento de água na cidade
22.08.2024 45 jovens da Cidade de Gabú concluem cursos profissionais
26.07.2024 90 jovens das cidades de Bafatá e Gabú participam em cursos profissionais

Duração
- setembro 2023 a novembro 2024
Financiamento
- CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental)
Parceiros
- Associação de Saneamento Básico;
- Proteção da Água e Ambiente de Bafatá (ASPAAB)
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
- Este projeto contribui para os:
- ODS 3 – Saúde de Qualidade
- ODS 6 – Água potável de saneamento
- ODS 17 – Parcerias para a implementação dos objetivos