PT | EN


Quem Somos

Parceiros no Desenvolvimento

O mundo enfrenta hoje grandes desafios. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio estão apenas parcialmente cumpridos e as ameaças à Segurança Alimentar, ao fornecimento de Energia, bem como as Alterações Climáticas exigem a mobilização de todos os cidadãos para lutar contra a pobreza.

O IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que acredita no esforço conjunto dos milhões de pessoas que em todo o Mundo procuram promover o desenvolvimento junto das populações mais carenciadas.

Centramos a nossa intervenção nos países de língua portuguesa e assumimos como missão a promoção do desenvolvimento socioeconómico e cultural.

O IMVF atua em todo o espaço da CPLP, tendo como principais áreas de trabalho a Cooperação e a Educação para o Desenvolvimento; é inovador na Cooperação Descentralizada com os Municípios e recebe pontualmente solicitações para intervir em Ajuda Humanitária em países onde atua em permanência.

Uma equipa dinâmica e empenhada, em Portugal e no terreno, concretiza iniciativas em setores chave como a Educação, a Saúde e a Segurança Alimentar, centrando o seu modo de atuação em parceria com organizações e instituições de cada país, e com os próprios beneficiários dos projetos, reforçando a ideia que norteia toda a atividade - de que só através da capacitação das populações é possível impulsionar o Desenvolvimento Sustentável das comunidades.

Os valores em que acreditamos:
- Equidade - social, política, económica e de género;
- Rigor - na gestão e execução dos projetos e programas;
- Espírito de Parceria - baseado na partilha de recursos e  responsabilidades com parceiros locais, nacionais e internacionais;
- Sustentabilidade das ações - assente no envolvimento e capacitação das  comunidades beneficiárias dos projetos

Historial

O IMVF nasceu há 66 anos, pela mão da Marquesa de Valle Flôr, Dona Maria do Carmo Constantino Ferreira Pinto, de forma a perpetuar a memória de seu marido, o Marquês de Valle Flôr.

O objetivo inicial da instituição foi o apoio à investigação na área da saúde (doenças tropicais) e a assistência à população mais carenciada, especialmente em São Tomé e Príncipe. Nos anos 80, com a entrada na Comunidade Económica Europeia, o IMVF iniciou uma nova fase, respondendo a novas orientações para a Cooperação com os países africanos de expressão portuguesa.

Estende as suas áreas de intervenção, lança novas pontes com o espaço CPLP e assume como missão agir nos países de língua portuguesa, com as pessoas e pelas pessoas, em prol de um desenvolvimento global nos domínios da Saúde, da Educação, dos Direitos Humanos, da Capacitação Institucional, da Segurança Alimentar, da Reabilitação e da Ajuda Humanitária de Emergência.

Hoje, com 66 anos de trabalho, o IMVF procura responder aos desafios do presente, ciente de que a crise económica mundial veio acentuar as dificuldades das populações mais vulneráveis. 

Conheça o nosso Código de Conduta.
Partilhar:
Homepage Imprimir Enviar
23 Jun 2017

Projeto Fruta Tropical Justa partilha Guia Prático para Campanhas

O guia "Game On! O Jogo da Campanha" foi desenvolvido pelo finep e Wigwam no seguimento da experiência adquirida durante a campanha Make Fruit Fair!/ Fruta Tropical Justa. As conclusões recolhidas e as lições aprendidas durante esta campanha em 20 Estados-Membros da União Europeia motivou-os a partilhar com um público mais alargado os aspetos essenciais da realização de uma campanha.
22 Jun 2017

Clube de Lisboa organiza Lisbon Talks

Na primeira Lisbon Talk organizada pelo Clube de Lisboa, serão debatidas as transições energéticas. Este encontro vai ter lugar no próximo dia 4 de julho, às 10 horas, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho, na Praça do Município, em Lisboa. Entrada livre, sujeita à capacidade da sala.
20 Jun 2017

IMVF de Portas Abertas

Com o mote "Banana Manjerico", o IMVF vai celebrar os Santos Populares, na próxima sexta-feira, dia 23 de junho, entre as 18h e as 20h, na sua sede, em Lisboa, no âmbito do projeto Fruta Tropical Justa/ Make Fruit Fair. Esta será também uma oportunidade para conhecer ou saber mais sobre o trabalho e a equipa da Unidade de Educação para a Cidadania Global do IMVF e os projetos que implementa em Portugal.
19 Jun 2017

Ministério da Comunicação Social recebe recomendações sobre igualdade e equidade de género nos Media guineenses

A Associação de Mulheres Profissionais da Comunicação Social da Guiné-Bissau (AMPROCS-GB) entregou, no dia 13 de junho de 2017, ao Ministro da Comunicação Social, Victor Pereira, o documento com as recomendações da "Jornada sobre Igualdade e Equidade de Género no setor da Comunicação Social na Guiné-Bissau", iniciativa realizada nos dias 21, 22 e 23 de março de 2017, na Casa dos Direitos e financiada pela União Europeia através do programa UE-PAANE Fase di Kambansa.
12 Jun 2017

4º Congresso Europeu de Economia Social e Solidária decorreu em Atenas

"Estamos contentes de vos dar as boas-vindas à Atenas da crise, mas também a uma sociedade que contra todas as probabilidades está a tentar encontrar, com os seus próprios poderes, criatividade, solidariedade e cooperação, uma maneira diferente de viver, de produzir, de partilhar.