QUEM SOMOS

Criado em 1951 como instituição privada de utilidade pública, o IMVF é uma Fundação para o desenvolvimento e a cooperação, tendo iniciado atividade como ONGD em 1988 em São Tomé e Príncipe.

A partir dos anos 90 expandimos a nossa ação a outros países, com predominância aos de língua oficial portuguesa e alargámos as áreas de atividade.

Já em 2017 voltámos a alargar a nossa ação a novas geografias em África e na América Latina. Os resultados alcançados tornaram o IMVF numa entidade de referência nos domínios da cooperação e do desenvolvimento.

MARCOS HISTÓRICOS

A NOSSA EQUIPA

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Paulo Telles de Freitas

Paulo Telles de Freitas

Presidente do Conselho de Administração

Augusto Manuel Correia

Augusto Manuel Correia

Membro do Conselho de Administração

Carlos Martins e Castro Alves

Carlos Martins e Castro Alves

Membro do Conselho de Administração

Jorge Manuel Alves Draper Mineiro

Jorge Manuel Alves Draper Mineiro

Membro do Conselho de Administração

Paulo Telles de Freitas

Presidente do Conselho de Administração 

Preside ao Conselho desde 1986. Entre outros projetos profissionais, exerce cargos dirigentes, ao mais alto nível, no âmbito dos cuidados intensivos, emergência médica e medicina interna, no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, desde 2000, onde é membro da respetiva Direção Clínica desde novembro de 2017. Foi professor convidado da Manchester Metropolitan University. Membro de órgãos sociais e de diversas associações. Recebeu inúmeras distinções e prémios, sendo de destacar: a Menção Honrosa do Prémio Qualidade 2006 e o Prémio Qualidade 2007 da Fundação Amélia da Silva Mello, a Menção Honrosa do Prémio Bial de Medicina (2008), um Louvor do Ministério da Saúde de Portugal (2009). Tem a Ordem de Mérito da Saúde do Governo de Minas Gerais, Brasil, a Medalha de Mérito em Saúde de categoria prata (2013) e de categoria ouro (2017) do Ministério da Saúde de Portugal (2013), foi agraciado pelo Governo de São Tomé e Príncipe (2013) e recebeu o Prémio de Cidadão Europeu atribuído ao IMVF pelo Parlamento Europeu (2015). Tem 192 comunicações e conferências, 20 artigos publicados e participou, enquanto autor, em 12 livros. Licenciado em Medicina e Especialista em Medicina Interna pela Universidade de Lisboa e Diplomado em Medicina Intensiva pela Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos.

Augusto Manuel Correia

Membro do Conselho de Administração 

É membro do Conselho desde 2017. Professor Associado com Agregação no Instituto Superior de Agronomia e Presidente do CENTROP. É coordenador do Mestrado em Sistemas Agrários Tropicais, Produção, Sociedade e Políticas no Instituto Superior de Agronomia-UL. É membro da Comissão Científica e Executiva do Programa de Doutoramento da Universidade de Lisboa em “Development Studies” (ISEG; ICS; IGOT; ISA) e membro da Comissão Científica do Curso de Doutoramento “Tropikman” entre o BS-UN, o ISA-UL e o IHMT-UN. É Chair do Executive Board do CTA (Projeto EU-ACP para o desenvolvimento rural dos países de África, Caraíbas e Pacífico). Foi delegado Nacional ao CGIAR (Consultative Group for International Agricultural Research) e membro do Steering Comittee do European Forum on Agricultural Research; foi membro do Advisoring Committee do CTA. Tem publicado uma vasta obra no âmbito da agronomia tropical, sistemas agrícolas, políticas de desenvolvimento assim como tem orientado várias teses de Mestrado e Doutoramento. É consultor nas mais diversas áreas ligadas ao desenvolvimento e da produção agrícola tropical. Foi Vice-Presidente do ICP, Instituto da Cooperação Portuguesa de 2001 a 2003 e Vice-Presidente (2005-2007) e Presidente (2007-2012) do IPAD, Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. É doutorado e agregado em Agronomia pelo ISA-UL.

Carlos Martins e Castro Alves

Membro do Conselho de Administração

É membro do Conselho desde 1997. Advogado. Exerceu funções dirigentes nas áreas do Trabalho, da Educação, da Ciência e da Investigação Científica Tropical. Foi membro da Comissão Instaladora do Centro Científico e Cultural de Macau. Licenciado em Ciências Sociais e Políticas e licenciado em Direito.

Jorge Manuel Alves Draper Mineiro

Membro do Conselho de Administração

É membro do Conselho desde 2014. É Professor de Cirurgia Ortopédica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Diretor Clínico e Responsável pela Unidade de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Cuf Descobertas. É Consultor de Patologia Vertebral para o Hospital Dª Estefânia. Presidente do European Board (EBOT) Examining Committee. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa da Coluna Vertebral e Presidente da Girdlestone Orthopaedic Society-Oxford. Membro de várias sociedades científicas, é frequentemente convidado a moderar e intervir em eventos nacionais e internacionais sobre a Coluna Vertebral. Recebeu a Fellow Ad Hominem do Royal College of Surgeon of Edinburgh-(FRCSEd) em 2012. Os seus domínios de maior interesse incidem sobre a cirurgia espinal em adultos e crianças (escoliose) e o trauma ortopédico. Especialista de Ortopedia e Traumatologia pela Ordem dos Médicos, é licenciado e doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Manuel Ferreira da Costa

Manuel Ferreira da Costa

Membro do Conselho de Administração

Maria do Carmo T. Freitas Cardoso

Maria do Carmo T. Freitas Cardoso

Membro do Conselho de Administração

Maria Clotilde Almeida

Maria Clotilde Almeida

Membro do Conselho de Administração

Manuel Ferreira da Costa

Membro do Conselho de Administração

É membro do Conselho desde 2010. É advogado desde 2009. Desempenhou as funções de Presidente de um Instituto Público, lecionou várias disciplinas de direito em universidades portuguesas, foi administrador de diversas sociedades comerciais, sendo membro de órgãos sociais e de diversas associações. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.

 Maria do Carmo T. Freitas Cardoso

Membro do Conselho de Administração

É membro do Conselho desde 2006. Integrou a equipa técnica da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses durante doze anos, tendo como competências a organização de exposições temáticas em Portugal e no Estrangeiro bem como de todo o material editorial complementar às mesmas. Ainda nesta Instituição organizou diversas iniciativas de cariz cultural tais como desfiles históricos e edição de livros temáticos no âmbito da História de Arte. Encontra-se atualmente a colaborar na inventariação do espólio documental do IMVF. É licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Como formação complementar tem a frequência do Curso “Peritagem de Arte” da Universidade Católica Portuguesa, o Curso “Acessibilidade nos Museus” da Culturgest e ainda os Cursos de Formação Artística “História de Arte Contemporânea” e “Da Neovanguarda à Atualidade” da Sociedade Nacional de Belas Artes.

Maria Clotilde Almeida

Membro do Conselho de Administração

É membro do Conselho desde 1986. É docente de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1982 e investigadora integrada do Centro de Linguística da mesma Universidade e investigadora colaboradora de outros centros de investigação portugueses e estrangeiros. É autora e editora de numerosos estudos e de diversas obras no âmbito da Linguística Cognitiva (também aplicada à Tradução) e do Discurso Digital, áreas do saber em que coorganizou várias conferências internacionais em Portugal. Tem colaborado em projetos do IMVF que visam a promoção e divulgação da cultura e literatura africanas em Portugal. Doutorada em Linguística (especialidade: Linguística Alemã) pela FL-UL.

CONSELHO EXECUTIVO

Luís Marques Bento

Luís Marques Bento

Administrador Executivo e Direção-Geral

lbento@imvf.org

Ahmed Zaky

Ahmed Zaky

Administrador Executivo e Direção de Projetos

azaky@imvf.org

Jorge Morais

Jorge Morais

Administrador Executivo e Direção de Finanças e Planeamento

jmorais@imvf.org

Luís Marques Bento

Administrador Executivo e Direção-Geral

Membro da Administração Executiva e do IMVF desde janeiro de 2016. É quadro de Regulador Público (Economista Sénior) desde 2004, onde exerceu funções enquanto dirigente. Foi consultor de empresas, auditor externo e exerceu cargos dirigentes nas áreas da administração geral, administração financeira e recursos humanos em entidades de referência, em Portugal e no exterior. Foi palestrante em diversos fora. Faz parte dos órgãos sociais de associação sem fins lucrativos e é membro de diversas associações profissionais, académicas e cívicas. É analista financeiro europeu pela EFFAS (European Federation of Financial Analysis Societies). Possui formação específica para economistas públicos pela Fordham University, Nova Iorque. É economista, doutorado, com tese em Organização Industrial e Políticas Públicas (2010) e MBA (2003) pela Universidad Pontifícia Comillas, Madrid.

Ahmed Zaky

Administrador Executivo e Direção de Projetos

Membro da Administração Executiva desde janeiro de 2016. No IMVF como Diretor de Projetos desde 1994. Tem concebido e acompanhado a implementação de vários programas de cooperação, especialmente na área da saúde. Exerce funções enquanto médico assistente no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca. Foi membro fundador da Academia de Altos Estudos Ibero-Árabes em 1996. Entre 1996 e 2004 foi Vice-presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS). Entre 2000 e 2003, foi Presidente da Direção da Plataforma Portuguesa das ONGD. Entre 2012 e 2014, exerceu funções enquanto membro da Direção da Associação Cultural de Amizade Portugal-Egito. Em 2013, foi agraciado pelo Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe com o diploma de reconhecimento pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento do país, tendo-lhe sido concedida a cidadania honorária são-tomense. Licenciado em Medicina e mestre em Medicina Tropical e Saúde Pública.

Jorge Morais

Administrador Executivo e Direção de Finanças e Planeamento

Membro da Administração Executiva desde janeiro de 2016. No IMVF desde dezembro de 2013, exercendo funções de controller  financeiro. Foi auditor externo entre 1999 e 2004. Exerceu funções de controller financeiro e controller operacional numa multinacional de retalho especializado, entre 2004 e 2013. Integrou o IMVF em 2013 como controller financeiro. Integra órgãos sociais de associação sem fins lucrativos e é membro de diversas associações profissionais e cívicas. É licenciado em Auditoria pelo Instituto de Contabilidade e Administração de Lisboa (2000) e Master of Science – Business Management (2008), pela EDHEC Business School, França.

UNIDADES DE PROJETOS

Hermínia Ribeiro

Hermínia Ribeiro

Sub-Diretora

hribeiro@imvf.org

Ana Filipa Lopes

Ana Filipa Lopes

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

alopes@imvf.org

Ana Isabel Castanheira

Ana Isabel Castanheira

Unidade de Cidadania Global

aicastanheira@imvf.org

António Castro Nunes

António Castro Nunes

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

anunes@imvf.org

Hermínia Ribeiro

Sub-Diretora

No IMVF desde abril de 2001. Coordena a equipa de projetos. Membro do Secretariado Técnico da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, representa o Instituto na Plataforma Portuguesa das ONGD e integra o Grupo Aidwatch e o HUB 3 do CONCORD. Licenciada em Relações Internacionais, pós-graduada em Estudos Europeus e mestre em Desenvolvimento Local.

Ana Filipa Lopes

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

No IMVF desde outubro de 2016. Exerce funções de acompanhamento de projetos no setor da saúde, nomeadamente na Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra, mestre em Direitos Humanos e Democratização com especialização em Ajuda Humanitária Internacional pelo European Inter-University Centre em Veneza.

Ana Isabel Castanheira

Unidade de Cidadania Global

No IMVF desde outubro de 1999. Coordena a área, onde é responsável pelo desenho e concretização de projetos de educação para a cidadania global. Tem uma vasta experiência na formação de parcerias com organizações congéneres bem como na realização de campanhas de mobilização. É mestre em Estudos Africanos pelo ISCTE-IUL.

António Castro Nunes

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

No IMVF desde janeiro de 2017. Exerce funções de apoio transversal a diversas unidades das áreas de projetos e técnicas. Tem doutoramento interuniversitário em História e colabora com o Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora, com foco na história social dos poderes no Antigo Regime. 

Joana Lopes Martins

Joana Lopes Martins

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

jmartins@imvf.org

João Monteiro

João Monteiro

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

jmonteiro@imvf.org

Mónica Santos Silva

Mónica Santos Silva

Unidade de Cidadania Global

msilva@imvf.org

Teresa Sousa

Teresa Sousa

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

tsousa@imvf.org

Joana Martins

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

No IMVF desde outubro de 2015. Coordena projetos em São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau e participa na expansão da atividade do Instituto a novos países. Tem vasta experiência na promoção de open data. Doutorada em Sociologia Política pela Universidade Nova de Lisboa, onde leciona estudos das migrações e demografia. 

João Monteiro

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

No IMVF desde janeiro de 2010. Técnico responsável por projetos de ajuda humanitária, desenvolvimento e assistência técnica em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Trabalhou na Indonésia no período pós-tsunami de 2004, como representante de uma ONGD. Colabora nos tempos livres em ações de voluntariado. Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada.

Mónica Santos Silva

Unidade de Cidadania Global

No IMVF desde dezembro de 2009. É técnica responsável por projetos e agente de transformação social. Representa o IMVF no grupo Ética da Plataforma Portuguesa das ONGD e esta mesma Plataforma no HUB 1 da CONCORD. Trabalhou 10 anos no IEEI sobre temáticas europeias. Licenciada em Relações Internacionais pelo ISCSP-UL. Tem uma pós-graduação em Estudos da Paz e da Guerra pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Teresa Sousa

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

No IMVF desde outubro de 2015. Técnica responsável por projetos de fortalecimento da sociedade civil e planeamento agrícola na Guiné-Bissau. Trabalhou em projetos em Angola, Moçambique, Indonésia e em países da América Latina. Licenciada em Economia na Universidade Nova de Lisboa e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional no ISEG-UL.

UNIDADES TÉCNICAS

Catarina Benedito

Catarina Benedito

Gabinete de Comunicação, Imagem e Eventos

cbenedito@imvf.org

Diana Alves

Diana Alves

Gabinete de Comunicação, Imagem e Eventos

dalves@imvf.org

Fernando Jorge Cardoso

Fernando Jorge Cardoso

Gabinete de Estudos Estratégicos e do Desenvolvimento

fjcardoso@imvf.org

Francisco Freitas

Francisco Freitas

Gabinete de Comunicação, Imagem e Eventos

ffreitas@imvf.org

Catarina Benedito

Gabinete de Comunicação e Imagem

No IMVF desde setembro de 2013. Técnica responsável pela comunicação. Foi bolseira de investigação, trabalhou em jornalismo, assessoria de imprensa e relações públicas. Alfacinha de gema, atenta às novas tendências culturais na cidade, não se inibe de querer conhecer o mundo. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social.

Diana Alves

Gabinete de Comunicação e Imagem

No IMVF desde setembro de 2016. Exerce funções na área da comunicação, com particular destaque ao trabalho nos domínios gráfico e de imagem e apoia também a realização de eventos e projetos do Instituto. Natural de Braga, aventurou-se por terras lisboetas. Licenciada em Gestão de Marketing pelo ISCTE Business School. 

Fernando Jorge Cardoso

Gabinete de Estudos Estratégicos e do Desenvolvimento

No IMVF desde outubro de 2012. Coordena os gabinetes técnicos do Instituto. É diretor executivo das Conferências e do Clube de Lisboa em representação do IMVF. É professor associado convidado do ISCTE-IUL, especialista em assuntos africanos, conferencista e comentador usual nos media. É doutorado com agregação em Economia pelo ISEG-UL.

Francisco Freitas

Gabinete de Comunicação e Imagem

No IMVF desde maio de 2015. Exerce funções de apoio na área de comunicação e imagem. Tem formação tecnológica especializada em Multimédia, particularmente no desenvolvimento de produtos multimédia, pela Escola Profissional de Comunicação e Imagem, e também em Comunicação Digital e Web pela Universidade Lusófona.

UNIDADES DE RECURSOS E SUPORTE

Ana Silva Cruz

Ana Silva Cruz

Núcleo de Recursos Humanos

asilva@imvf.org

Carolina Pinto

Carolina Pinto

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

cpinto@imvf.org

Ilda Teles

Ilda Teles

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

iteles@imvf.org

Luís Lourenço

Luís Lourenço

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

llourenco@imvf.org

Ana Silva Cruz

Núcleo de Recursos Humanos

No IMVF desde abril de 2015. Desempenha funções no domínio da gestão e do controlo dos recursos humanos do Instituto e é responsável pelo secretariado da administração. Tem experiência na área da formação profissional, como formadora e coordenadora pedagógica. Licenciada em Sociologia do Trabalho pelo ISCSP da Universidade de Lisboa.

Carolina Pinto

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

No IMVF desde julho de 1978. Exerce funções nas áreas administrativa, secretariado, recursos humanos, contabilidade e tesouraria. É técnica especializada na área financeira. Tem o Curso Geral de Administração e Comercio e o Curso de Secretariado e Relações Publicas. Tem igualmente formação profissional, com o Curso de Contabilidade e Auditoria.

Ilda Teles

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

No IMVF desde maio de 1994. Exerce funções de apoio à direção, aos coordenadores, aos responsáveis e demais técnicos de projetos do Instituto, com particular destaque à realização de tarefas relacionadas como o controlo e a gestão orçamental dos projetos. Tem uma licenciatura em Sociologia pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Luís Lourenço

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

No IMVF desde setembro de 2017. Exerce funções na elaboração da contabilidade do Instituto, na qualidade de assistente técnico de contabilidade e finanças. Trabalhou durante 4 anos na TESE. É licenciado em Contabilidade e tem uma pós-graduação em Auditoria pelo ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

Manuel Borges

Manuel Borges

Núcleo de Aprovisionamento e Logística

mborges@imvf.org

Maria Rita Leão

Maria Rita Leão

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

mleao@imvf.org

Manuel Borges

Núcleo de Aprovisionamento e Logística

No IMVF desde janeiro de 2010. Exerce funções nos domínios do aprovisionamento e da logística, onde coordena as aquisições de material, os envios para o terreno e as viagens. Iniciou a colaboração com o Instituto ao abrigo do programa “INOV MUNDUS”. É licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra.

Maria Rita Leão

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

No IMVF desde fevereiro de 2009. Exerce funções de gestão financeira de projetos e logística médica. Empenhada na defesa e proteção animal, faz voluntariado em abrigos e associações de animais de rua. Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica Portuguesa, pós-graduada em Protocolo e Organização de Eventos.