QUEM SOMOS

Criado em 1951 como instituição privada de utilidade pública, o IMVF é uma Fundação para o desenvolvimento e a cooperação, tendo iniciado atividade como ONGD em 1988 em São Tomé e Príncipe.

A partir dos anos 90 expandimos a nossa ação a outros países, com predominância aos de língua oficial portuguesa e alargámos as áreas de atividade.

Já em 2017 voltámos a alargar a nossa ação a novas geografias em África e na América Latina. Os resultados alcançados tornaram o IMVF numa entidade de referência nos domínios da cooperação e do desenvolvimento.

MARCOS HISTÓRICOS

A NOSSA EQUIPA

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Paulo Telles de Freitas

Paulo Telles de Freitas

Presidente do Conselho de Administração

Augusto Manuel Correia

Augusto Manuel Correia

Membro do Conselho de Administração

Carlos Martins e Castro Alves

Carlos Martins e Castro Alves

Membro do Conselho de Administração

Carlos Telles de Freitas

Carlos Telles de Freitas

Membro do Conselho de Administração

Paulo Telles de Freitas

Presidente do Conselho de Administração 

Preside ao Conselho desde 1986. Entre outros projetos profissionais, exerce cargos dirigentes, ao mais alto nível, no âmbito dos cuidados intensivos, emergência médica e medicina interna, no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, desde 2000, onde é membro da respetiva Direção Clínica desde novembro de 2017. Foi professor convidado da Manchester Metropolitan University. Membro de órgãos sociais e de diversas associações. Recebeu inúmeras distinções e prémios, sendo de destacar: a Menção Honrosa do Prémio Qualidade 2006 e o Prémio Qualidade 2007 da Fundação Amélia da Silva Mello, a Menção Honrosa do Prémio Bial de Medicina (2008), um Louvor do Ministério da Saúde de Portugal (2009). Tem a Ordem de Mérito da Saúde do Governo de Minas Gerais, Brasil, a Medalha de Mérito em Saúde de categoria prata (2013) e de categoria ouro (2017) do Ministério da Saúde de Portugal (2013), foi agraciado pelo Governo de São Tomé e Príncipe (2013) e recebeu o Prémio de Cidadão Europeu atribuído ao IMVF pelo Parlamento Europeu (2015). Tem 192 comunicações e conferências, 20 artigos publicados e participou, enquanto autor, em 12 livros. Licenciado em Medicina e Especialista em Medicina Interna pela Universidade de Lisboa e Diplomado em Medicina Intensiva pela Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos.

Augusto Manuel Correia

Membro do Conselho de Administração 

É membro do Conselho desde 2017. Professor Associado com Agregação no Instituto Superior de Agronomia e Presidente do CENTROP. É coordenador do Mestrado em Sistemas Agrários Tropicais, Produção, Sociedade e Políticas no Instituto Superior de Agronomia-UL. É membro da Comissão Científica e Executiva do Programa de Doutoramento da Universidade de Lisboa em “Development Studies” (ISEG; ICS; IGOT; ISA) e membro da Comissão Científica do Curso de Doutoramento “Tropikman” entre o BS-UN, o ISA-UL e o IHMT-UN. É Chair do Executive Board do CTA (Projeto EU-ACP para o desenvolvimento rural dos países de África, Caraíbas e Pacífico). Foi delegado Nacional ao CGIAR (Consultative Group for International Agricultural Research) e membro do Steering Comittee do European Forum on Agricultural Research; foi membro do Advisoring Committee do CTA. Tem publicado uma vasta obra no âmbito da agronomia tropical, sistemas agrícolas, políticas de desenvolvimento assim como tem orientado várias teses de Mestrado e Doutoramento. É consultor nas mais diversas áreas ligadas ao desenvolvimento e da produção agrícola tropical. Foi Vice-Presidente do ICP, Instituto da Cooperação Portuguesa de 2001 a 2003 e Vice-Presidente (2005-2007) e Presidente (2007-2012) do IPAD, Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. É doutorado e agregado em Agronomia pelo ISA-UL.

Carlos Martins e Castro Alves

Membro do Conselho de Administração

É membro do Conselho desde 1997. Advogado. Exerceu funções dirigentes nas áreas do Trabalho, da Educação, da Ciência e da Investigação Científica Tropical. Foi membro da Comissão Instaladora do Centro Científico e Cultural de Macau. Licenciado em Ciências Sociais e Políticas e licenciado em Direito.

 Carlos Telles de Freitas

Membro do Conselho de Administração

É membro do Conselho desde 2021. É consultor e formador profissional, trabalhando junto de várias empresas como especialista nas áreas de energias renováveis e eficiência energética, implementação e gestão de sistemas de gestão da qualidade, gestão de armazéns e logística. É atualmente responsável de eletrotecnia da empresa Franklim Prata Energia nas áreas de mobilidade elétrica, eficiência energética e energias renováveis. Trabalhou como diretor de logística do evento Euro 2004 em Portugal. Foi o diretor técnico envolvido na criação do sistema de manutenção para o projeto do Metro do Porto. Exerceu, durante 15 anos, diversas funções de gestão na empresa Texas Instruments – Samsung Electronics Portugal. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica – Telecomunicações e Eletrónica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e tem um MBA em Gestão de Empresas pelo IESF – Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais.

Jorge Manuel Alves Draper Mineiro

Jorge Manuel Alves Draper Mineiro

Membro do Conselho de Administração

Manuel Ferreira da Costa

Manuel Ferreira da Costa

Membro do Conselho de Administração

Maria Clotilde Almeida

Maria Clotilde Almeida

Membro do Conselho de Administração

Jorge Manuel Alves Draper Mineiro

Membro do Conselho de Administração

É membro do Conselho desde 2014. É Professor de Cirurgia Ortopédica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Diretor Clínico e Responsável pela Unidade de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Cuf Descobertas. É Consultor de Patologia Vertebral para o Hospital Dª Estefânia. Presidente do European Board (EBOT) Examining Committee. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa da Coluna Vertebral e Presidente da Girdlestone Orthopaedic Society-Oxford. Membro de várias sociedades científicas, é frequentemente convidado a moderar e intervir em eventos nacionais e internacionais sobre a Coluna Vertebral. Recebeu a Fellow Ad Hominem do Royal College of Surgeon of Edinburgh-(FRCSEd) em 2012. Os seus domínios de maior interesse incidem sobre a cirurgia espinal em adultos e crianças (escoliose) e o trauma ortopédico. Especialista de Ortopedia e Traumatologia pela Ordem dos Médicos, é licenciado e doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Manuel Ferreira da Costa

Membro do Conselho de Administração

É membro do Conselho desde 2010. É advogado desde 2009. Desempenhou as funções de Presidente de um Instituto Público, lecionou várias disciplinas de direito em universidades portuguesas, foi administrador de diversas sociedades comerciais, sendo membro de órgãos sociais e de diversas associações. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.

Maria Clotilde Almeida

Membro do Conselho de Administração

É membro do Conselho desde 1986. Doutorada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde exerceu funções docentes e de gestão académica, durante várias décadas. É autora e coautora de numerosos artigos científicos publicados em reputadas revistas internacionais de linguística, bem como autora e coeditora de obras científicas, nos domínios do Discurso, Cognição e Multimodalidade. Foi coorganizadora de diversas conferências científicas internacionais em diferentes universidades portuguesas, bem como membro da Comissão Científica de conferências internacionais no âmbito do Discurso Figurativo, e do Discurso e Multimodalidade. Lecionou, para além de numerosas disciplinas de licenciatura de Linguística, seminários de doutoramento e de mestrados nas áreas do Discurso, Cultura, Cognição e Tradução, em diversas edições de cursos de mestrado e de doutoramento de diferentes universidades portuguesas e estrangeiras (com destaque para universidades espanholas, brasileiras, bem como para uma instituição de ensino superior em Macau-China), desde os anos 90 do século XX. Desenvolveu reflexões e estudos na área do Discurso Digital em Português, alguns dos quais ainda se encontram em publicação, na sequência de vários trabalhos de análise discursiva do “Youngspeak” em português. Atualmente, tem em curso a coedição da obra “The Rhetorical Mind”, uma compilação multidisciplinar de estudos de investigadores nacionais e internacionais que reúne abordagens temáticas nos domínios da Comunicação, Cultura e Cognição.

CONSELHO EXECUTIVO

Ahmed Zaky

Ahmed Zaky

Administrador Executivo e Direção de Projetos

Carolina Feilman Quina

Carolina Feilman Quina

Administradora Executiva e Direção de Novas Parcerias e Comunicação

Jorge Morais

Jorge Morais

Administrador Executivo e Direção Administrativa e Financeira

Ahmed Zaky

Administrador Executivo e Direção de Projetos

Membro da Administração Executiva desde janeiro de 2016. No IMVF como Diretor de Projetos desde 1994. Tem concebido e acompanhado a implementação de vários programas de cooperação, especialmente na área da saúde. Exerce funções enquanto médico assistente no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca. Foi membro fundador da Academia de Altos Estudos Ibero-Árabes em 1996. Entre 1996 e 2004 foi Vice-presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS). Entre 2000 e 2003, foi Presidente da Direção da Plataforma Portuguesa das ONGD. Entre 2012 e 2014, exerceu funções enquanto membro da Direção da Associação Cultural de Amizade Portugal-Egito. Em 2013, foi agraciado pelo Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe com o diploma de reconhecimento pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento do país, tendo-lhe sido concedida a cidadania honorária são-tomense. Licenciado em Medicina e mestre em Medicina Tropical e Saúde Pública.

Carolina Feilman Quina

Administradora Executiva e Direção de Novas Parcerias & Comunicação

Membro da Administração Executiva desde março de 2019. Foi consultora do IMVF desde 2016. Entre 1999 e 2012 foi Conselheira na Representação Permanente de Portugal (REPER) junto da UE, responsável pelos Grupos Africa e ACP.

Esteve ativamente envolvida nas negociações e na organização da 1.ª, 2.ª e 3.ª Cimeiras África-UE (Cairo, 2000, Lisboa, 2007, Trípoli, 2010). Durante as Presidências portuguesas da UE, de 2000 e 2007, presidiu a distintos Grupos do Conselho. Participou nas negociações de inúmeros dossiers (Paz e Segurança, Governação e Direitos Humanos, Desenvolvimento).

Foi consultora internacional especializada em questões de cooperação para o desenvolvimento e as relações África-UE entre 1988-1998 e 2013-2018, tendo trabalhado com organizações multilaterais (PNUD e CE), União Africana, e Organizações Não Governamentais Europeias e Africanas. Entre 1974 e 1988 foi Membro da Direção do CIDAC e responsável pelo departamento de cooperação. Tem uma pós-graduação em Sociologia e Diploma de Estudos Aprofundados em Desenvolvimento, População e Ambiente.

Jorge Morais

Administrador Executivo e Direção Administrativa e Financeira

Membro da Administração Executiva desde janeiro de 2016. No IMVF desde dezembro de 2013, exercendo funções de controller  financeiro. Foi auditor externo entre 1999 e 2004. Exerceu funções de controller financeiro e controller operacional numa multinacional de retalho especializado, entre 2004 e 2013. Integrou o IMVF em 2013 como controller financeiro. Integra órgãos sociais de associação sem fins lucrativos e é membro de diversas associações profissionais e cívicas. É licenciado em Auditoria pelo Instituto de Contabilidade e Administração de Lisboa (2000) e Master of Science – Business Management (2008), pela EDHEC Business School, França.

UNIDADES DE PROJETOS

Ana Isabel Castanheira

Ana Isabel Castanheira

Unidade de Cidadania Global

Cátia Lopes

Cátia Lopes

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

Carolina Almeida

Carolina Almeida

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

Isabel Castro

Isabel Castro

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

Ana Isabel Castanheira

Unidade de Cidadania Global

No IMVF desde outubro de 1999. Coordena a área, onde é responsável pelo desenho e concretização de projetos de educação para a cidadania global. Tem uma vasta experiência na formação de parcerias com organizações congéneres bem como na realização de campanhas de mobilização. É mestre em Estudos Africanos pelo ISCTE-IUL.

Cátia Lopes

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

No IMVF desde setembro de 2019. É Técnica de Projetos de Educação para a Cidadania Global e Cooperação para o Desenvolvimento. Licenciada em Estudos Africanos e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional. Trabalha desde 2006 na área da Cooperação para o Desenvolvimento e Educação para o Desenvolvimento, tendo desenvolvido experiências profissionais e de voluntariado na Guiné-Bissau, Angola e Cabo Verde. 

Carolina Almeida

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

No IMVF desde abril de 2023. Assistente técnica de projetos de Cooperação para o Desenvolvimento. Conta com experiência de trabalho como técnica e gestora de projetos nas áreas de saúde e segurança alimentar e nutricional em Timor-Leste, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Licenciada em Ciências da Nutrição, com Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento e estudante do Mestrado de Saúde Pública e Desenvolvimento.

Isabel Castro

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

No IMVF desde outubro de 2023. É gestora de projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, área a que se dedica desde 2015, sobretudo em Moçambique. Conta com experiência no campo da Educação, do Empoderamento de Jovens e do Desenvolvimento Comunitário. É pós-graduada em Saúde Pública, a frequentar o mesmo Mestrado na variante de Saúde Mental.

João Monteiro

João Monteiro

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

Mónica Santos Silva

Mónica Santos Silva

Unidade de Cidadania Global

Rosa Peleja

Rosa Peleja

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

Telmo Simões

Telmo Simões

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

Telmo Simões

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

No IMVF desde junho de 2022. Exerce funções de assistente técnico de projetos. Natural de Ourém, com experiências profissionais em Bruxelas e na Ucrânia e um especial interesse pela área da fotografia. Licenciado em Línguas e Relações Internacionais pela FLUL e mestre em Ciências da Comunicação – Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela FSCH-UNL.

João Monteiro

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

No IMVF desde janeiro de 2010. Técnico responsável por projetos de ajuda humanitária, desenvolvimento e assistência técnica em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Trabalhou na Indonésia no período pós-tsunami de 2004, como representante de uma ONGD. Colabora nos tempos livres em ações de voluntariado. Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada.

Mónica Santos Silva

Unidade de Cidadania Global

No IMVF desde dezembro de 2009. É técnica especialista de projetos de Cidadania Global e agente de transformação social. Trabalhou 10 anos no IEEI sobre temáticas europeias. Licenciada em Relações Internacionais pelo ISCSP-UL. Tem uma pós-graduação em Estudos da Paz e da Guerra pela Universidade Autónoma de Lisboa e é mestranda em Ciências da Educação – Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário.

Rosa Peleja

Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento

No IMVF desde abril de 2022. Assistente técnica de projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, com particular enfoque no setor da saúde. Conta com experiência nas áreas da avaliação de projetos, educação para a cidadania e desenvolvimento local. É formada em Ciência Política e Relações Internacionais e Economia e Políticas Públicas.

UNIDADES TÉCNICAS

Catarina Benedito

Catarina Benedito

Gabinete de Comunicação, Imagem e Eventos

Diana Alves

Diana Alves

Gabinete de Comunicação, Imagem e Eventos

Fernando Jorge Cardoso

Fernando Jorge Cardoso

Gabinete de Estudos Estratégicos e do Desenvolvimento

Francisco Freitas

Francisco Freitas

Gabinete de Comunicação, Imagem e Eventos

Catarina Benedito

Gabinete de Comunicação, Imagem e Eventos

No IMVF desde outubro de 2014. Técnica responsável pela comunicação. Foi bolseira de investigação, trabalhou em jornalismo, assessoria de imprensa e relações públicas. Alfacinha de gema, atenta às novas tendências culturais na cidade, não se inibe de querer conhecer o mundo. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social.

Diana Alves

Gabinete de Comunicação, Imagem e Eventos

No IMVF desde março de 2018. Exerce funções na área da comunicação, com particular destaque ao trabalho nos domínios gráfico e de imagem e apoia também a realização de eventos e projetos do Instituto. Natural de Braga, aventurou-se por terras lisboetas. Licenciada em Gestão de Marketing pelo ISCTE Business School. 

Fernando Jorge Cardoso

Gabinete de Estudos Estratégicos e do Desenvolvimento

No IMVF desde outubro de 2012. Coordena os gabinetes técnicos do Instituto. É diretor executivo das Conferências e do Clube de Lisboa em representação do IMVF. É professor associado convidado do ISCTE-IUL, especialista em assuntos africanos, conferencista e comentador usual nos media. É doutorado com agregação em Economia pelo ISEG-UL.

Francisco Freitas

Gabinete de Comunicação, Imagem e Eventos

No IMVF desde dezembro de 2015. Exerce funções de apoio na área de comunicação e imagem. Tem formação tecnológica especializada em Multimédia, particularmente no desenvolvimento de produtos multimédia, pela Escola Profissional de Comunicação e Imagem, e também em Comunicação Digital e Web pela Universidade Lusófona.

UNIDADES DE RECURSOS E SUPORTE

Ana Silva Cruz

Ana Silva Cruz

Núcleo de Recursos Humanos

Carolina Pinto

Carolina Pinto

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

Ilda Teles

Ilda Teles

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

João Robalo

João Robalo

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

Ana Silva Cruz

Núcleo de Recursos Humanos

No IMVF desde abril de 2015. Desempenha funções no domínio da gestão e do controlo dos recursos humanos do Instituto e é responsável pelo secretariado da administração. Tem experiência na área da formação profissional, como formadora e coordenadora pedagógica. Licenciada em Sociologia do Trabalho pelo ISCSP da Universidade de Lisboa.

Carolina Pinto

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

No IMVF desde julho de 1978. Exerce funções nas áreas administrativa, secretariado, recursos humanos, contabilidade e tesouraria. É técnica especializada na área financeira. Tem o Curso Geral de Administração e Comercio e o Curso de Secretariado e Relações Publicas. Tem igualmente formação profissional, com o Curso de Contabilidade e Auditoria.

Ilda Teles

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

No IMVF desde maio de 1994. Exerce funções de apoio à direção, aos coordenadores, aos responsáveis e demais técnicos de projetos do Instituto, com particular destaque à realização de tarefas relacionadas como o controlo e a gestão orçamental dos projetos. Tem uma licenciatura em Sociologia pela Universidade Autónoma de Lisboa.

João Robalo

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

No IMVF desde janeiro de 2022. Exerce funções de assistente técnico de contabilidade, apoiando a área financeira e administrativa, em particular no âmbito dos projetos europeus. Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

Luís Lourenço

Luís Lourenço

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

Manuel Borges

Manuel Borges

Núcleo de Aprovisionamento e Logística

Maria Rita Leão

Maria Rita Leão

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

Luís Lorenço

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

No IMVF desde setembro de 2017. Exerce funções na elaboração da contabilidade do Instituto, na qualidade de assistente técnico de contabilidade e finanças. Trabalhou durante 4 anos na TESE. É licenciado em Contabilidade e tem uma pós-graduação em Auditoria pelo ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

Manuel Borges

Núcleo de Aprovisionamento e Logística

No IMVF desde janeiro de 2010. Exerce funções nos domínios do aprovisionamento e da logística, onde coordena as aquisições de material, os envios para o terreno e as viagens. Iniciou a colaboração com o Instituto ao abrigo do programa “INOV MUNDUS”. É licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra.

Maria Rita Leão

Unidade de Contabilidade, Património e Orçamento

No IMVF desde fevereiro de 2009. Exerce funções de gestão financeira de projetos e logística médica. Empenhada na defesa e proteção animal, faz voluntariado em abrigos e associações de animais de rua. Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica Portuguesa, pós-graduada em Protocolo e Organização de Eventos.