No passado dia 5 de outubro, a Casa da Cultura de Ponferrada foi palco do colóquio de apresentação das experiências e dos resultados da missão que a ONG Cooperacion Bierzo Sur levou a cabo em São Tomé e Príncipe em agosto de 2013.

Este evento contou com a presença de Carmén Alvarez Villas, Presidente da ONG Bierzo Sur, do Alcayde de Ponferrada, da Vereadora da Ação Social e da Cultura, de vários voluntários e de Carlos Telles de Freitas, Administrador do IMVF, que realçou o caráter inovador deste tipo de intervenções, que juntam vários parceiros numa lógica de parcerias para partilha de conhecimentos. “O futuro da cooperação para o desenvolvimento passa cada vez menos pelo assistencialismo financeiro, mas pelo lado humano de transferência de conhecimento”, afirmou.

O ponto alto da sessão teve lugar quando um painel de voluntários testemunhou não só os resultados conseguidos, mas partilhou igualmente a experiência vivida em cada área de especialidade.

A missão médica e de formação levada a cabo pela Cooperación Bierzo Sur no âmbito do projeto “Saúde para Todos” em São Tomé e Príncipe teve particular incidência nas especialidades de pediatria, cirurgia plástica (queimados), ginecologia e ortopedia, nas respetivas unidades do Hospital Dr. Ayres de Menezes em São Tomé e no Hospital Dr. Quaresma Dias da Graça em Príncipe.

A Missão em números

No Hospital Dr. Ayres de Menezes em São Tomé, a unidade de pediatria contou com duas enfermeiras durante quatro semanas, tendo atendido entre 10 a 20 pacientes por dia (aproximadamente 400 cuidados médicos).

A área de queimados contou com a assistência de uma enfermeira durante cinco semanas, tendo atendido nove pacientes, dos quais seis crianças e dois adultos e tendo realizado 118 curas.

Na unidade materno infantil esteve presente uma enfermeira durante duas semanas, acompanhada por dois ginecologistas e um anestesista. Foram atendidos 88 pacientes, tendo sido realizadas 18 intervenções cirúrgicas, 12 programadas e oito urgentes.

A equipa de ortopedia, constituída por um ortopedista e por um técnico de radiologia, prestou cuidados médicos durante duas semanas no Hospital Dr. Quaresma Dias da Graça em Príncipe e duas semanas no Hospital Dr. Ayres de Menezes em São Tomé, tendo neste último atendido um total de 170 pacientes, realizado sete pequenas cirurgias, 14 infiltrações e seis imobilizações com geso.

Exposição fotográfica

A Cooperación Bierzo Sur – que recentemente adquiriu a titularidade de ONG nacional concedida pelo Ministério do Interior de Espanha – inaugurou a exposição fotográfica “Viaje al Centro de la Tierra” no final do mês de setembro na Casa da Cultura de Ponferrada. Um conjunto de fotografias captadas pela objetiva da jornalista Isabel Rodríguez, que este verão acompanhou a ONG a São Tomé e Príncipe. Carlos Telles de Freitas esteve no encerramento da exposição, que foi colocada à disposição do IMVF para divulgação em Portugal.

Spread the love