O projeto INTEGRALITY, financiado pela União Europeia através do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, iniciou as suas atividades este mês com uma reunião de consórcio de parceiros. Esta reunião que marcou o lançamento oficial do projeto juntou ONGs e autoridades locais de cinco países da União Europeia em Nicósia, Chipre. O objetivo principal deste encontro foi apresentar as atividades planeadas para os próximos anos, esclarecer aspetos metodológicos a aplicar e aprofundar os detalhes organizacionais.
O INTEGRALITY tem como objetivo principal promover a integração plena de migrantes provenientes de países terceiros no mercado de trabalho agrícola, dentro de um quadro de legalidade e respeito pelos direitos dos trabalhadores. Entre as atividades previstas ao longo dos 30 meses de projeto estão a realização de cursos de formação, a mobilização de stakeholders, a organização de estágios-piloto e ações de comunicação.
Existem direitos irrenunciáveis pelos quais é essencial lutar. Em muitos contextos, o direito a um emprego seguro, digno e legal representa, acima de tudo, o direito à vida. No entanto, continuamos a assistir frequentemente ao emprego de migrantes em condições de quase total ilegalidade, com salários baixos e sujeição a trabalhos extenuantes no setor agrícola. A este cenário, soma-se o fenómeno do trabalho forçado, que, infelizmente, está associado a acidentes e mortes no trabalho.
O Projeto Integrality – Estratégias multi-stakeholder para a promoção da INTEGRAÇÃO e LEGALIDADE do emprego de migrantes na agricultura – visa enfrentar precisamente estas questões. Este projeto, liderado pela FELCOS Umbria, envolve organizações de cinco países da União Europeia: Chipre, Grécia, Portugal, Áustria e Itália.
Para alcançar estes objetivos, o projeto pretende desenvolver e implementar uma estratégia local abrangente através de:
- mobilização dos principais atores envolvidos na integração de migrantes na agricultura;
- atividades de formação e sensibilização direcionadas tanto a trabalhadores da cadeia agrícola quanto a migrantes;
- organização de estágios;
- ações de comunicação e sensibilização dirigidas às comunidades locais.
A importância da temática ligada ao atual contexto social faz a concretização deste projeto um desafio ambicioso. No entanto, ele representa também o compromisso e a motivação de alcançar um impacto positivo na vida das pessoas, nas empresas e nas comunidades que serão alcançadas. O entusiasmo e a energia gerados durante os dias de discussão e partilha desta reunião serão cruciais para alcançar os objetivos e abrir novos horizontes de integração, diálogo e coesão social.
Artigo adaptado do original: Legalità e rispetto dei diritti dei lavoratori. A Cipro abbiamo dato avvio al Progetto Integrality