Ontem, dia 18 de julho, foi assinado um memorando relativo à Fileira do Coco entre o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca (MADRP) de São Tomé e Príncipe, o Conselho de Investigação Científica e Industrial (CSIR Ghana) do Gana e o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF). Este memorando é o resultado de todo um processo de diálogo e cooperação que tem vindo a ser feito entre as nossas instituições, graças às oportunidades criadas no quadro do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe.
A cooperação tripartida envolvendo três entidades – MADRP, CSIR e IMVF – contribuirá de forma clara para promover a criação de emprego jovem e consequentemente de riqueza para o país no sector da agricultura.
Esta colaboração irá materializar-se em domínios da investigação conjunta sobre inovações, tecnologias para análises laboratoriais e práticas agrícolas centradas na produtividade, principalmente, na fileira do coco; intercâmbio de investigadores, peritos e agricultores para aprendizagem mútua e reforço das capacidades; iniciativas de trocas de material vegetal, nomeadamente introdução em São Tomé de novas variedades de coco anão destinadas para a produção de água de coco, imperativa para responder à procura crescente pelos turistas e nacionais; organização de seminários, workshops, conferências e programas de formação; entre muitas outras atividades.
Na sequência da assinatura do Memorando, uma equipa de três técnicos ganenses vai permanecer em São Tomé durante uma semana para trabalhar conjuntamente com o CIAT e o PAFAE. As ações a desenvolver são: realização do diagnóstico laboratorial do CIAT com foco na reparação e calibração dos equipamentos, trabalho de campo para identificação das variedades locais do coco, com o objetivo de estudar a introdução de novas variedades mais precoces, e formação aos técnicos do CADR sobre a cadeia de valor do coco.
O Memorando foi assinado pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe, Abel Bom Jesus, pelo Diretor do CIAT, Gaspar da Graça, pelo Diretor Geral do Conselho de Investigação Científica e Industrial do Gana, Paul Bosu e o Diretor do Instituto de Investigação Industrial, Francis Boateng Ageynin e pelos Administradores Executivos do IMVF, Carolina Quina e Ahmed Zaky na presença dos técnicos do CIAT, do Ministério da Agricultura, da equipa técnica do CSIR e do PAFAE, e dos representantes das associações e da cooperativa do coco.
O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF em parceria com o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca de São Tomé e Príncipe.