A Missão de Oftalmologia a São Tomé e Príncipe, no âmbito do Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, coordenada pelo Dr. Luís Dias Pereira, decorreu entre 5 e 19 de outubro, no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), em São Tomé.
Integraram também esta missão as médicas oftalmologistas, Dra. Lígia Mendes de Figueiredo e Dra. Catarina Pestana Aguiar, ambas da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, a enfermeira graduada Anabela Raposo, da Unidade Local de Saúde de Lisboa Oriental e a médica oftalmologista, Dra. Grimalde Trindade, do HAM.
Durante duas semanas, a equipa de profissionais de saúde em missão prestou cuidados de saúde, médico-cirúrgicos, especializados a um número significativo de doentes, tendo realizado 681 consultas (603 consultas de oftalmologia e 78 consultas de enfermagem), com os principais diagnósticos de catarata (em idade adulta e pediátrica), glaucoma, trauma (em idade adulta e pediátrica) e ametropias, e 97 intervenções, nomeadamente, a catarata (em idade adulta e pediátrica), glaucoma, pterigeo, tumores e patologia traumática.
No âmbito da atividade formativa, de salientar a formação contínua em trabalho / on the job e a apresentação e discussão de vários casos clínicos provenientes das consultas e a realização da 4.ª edição das Jornadas de Oftalmologia do HAM, com o tema “Cuidados a ter com a saúde visual: do planeamento familiar à 1.ª infância”, com as intervenções do Dr. António Lima (“O iSee e Teleye no Projeto Saúde para Todos-IMVF/AMVF”), da Enf.ª Anabela Raposo (“O iSee no apoio à oftalmologia em São Tomé e Príncipe”), do Dr. Luís Dias Pereira (“Cuidados a ter com a saúde visual no planeamento familiar e gravidez”), da Dra. Grimalde Trindade (“Cuidados a ter com a saúde visual do nascimento aos 3 anos”), das Dras. Catarina Aguiar e Lígia Figueiredo (“Cuidados a ter com a saúde visual dos 3 aos 6 anos”) e dos optometristas Anilda Neves e Aberagene Sousa e ortoptistas Elody Costa e Carla Fernandes (“Rastreio visual no Serviço de Oftalmologia do HAM – prática diária).
O Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos da Mulher de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões, I.P. e pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde de Portugal.