O Centro Cultural Português, em São Tomé, acolheu, no dia 12 de dezembro, a reunião da Comissão de Acompanhamento Estratégico do Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe.

Este é um encontro de reflexão que reúne os atores chave envolvidos no projeto. Foram apresentadas as atividades implementadas em 2023/24, evidenciando os principais marcos, e foi feito um balanço da ação até ao momento, realçando resultados alcançados e desafios sentidos na sua execução.

Foram também delineadas as atividades futuras a serem implementadas e/ou consolidadas, tendo em vista o objetivo de continuar a contribuir para o acesso universal da população são-tomense a cuidados de saúde de qualidade.

Por fim, seguiu-se um debate alargado entre os intervenientes, no qual, entre outros temas, se debateu os desafios que se prendem com a sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe.

Participaram nesta reunião a Diretora da Cooperação do Ministério da Saúde e dos Direitos das Mulheres, Cíntia Lima, o Diretor-Geral do Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), Virgílio Mandinga, a Diretora Clínica do HAM, Liudmila Castelo David, a Chefe de Divisão de Assuntos Bilaterais do Camões, I.P., Ana Cláudia Pereira, a Adida da Cooperação Portuguesa, Paula Pereira, a Assessora de Cooperação da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, Inês Serrano, o Administrador Executivo do IMVF e Coordenador do Projeto, Ahmed Zaky, a Administradora Executiva do IMVF, Carolina Quina, e o Representante do IMVF em São Tomé e Príncipe e Coordenador Local do Projeto, António Lima.

O Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos da Mulher de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões, I.P. e pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde de Portugal.

Spread the love