No quadro do Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, a missão de Endocrinologia e Nutrição deslocou-se a São Tomé e Príncipe, entre os dias 23 e 30 de novembro.

As médicas especialistas Dra. Teresa Sabino e Dra. Ana Paula Bogalho, ambas do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital de Curry Cabral – Unidade Local de Saúde São José, em Lisboa, exerceram atividade assistencial e formativa no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), e nos Centros de Saúde de Água Grande, Lobata, Angolares-Caué, Cantagalo, Mé-Zochi e Lembá.

Ao longo de uma semana, foram realizadas 126 consultas de endocrinologia geral, diabetes e patologia tiroideia (93 primeiras consultas e 33 consultas de retorno). Das 126 consultas realizadas, 112 foram devidas a diabetes mellitus e destas, 30 foram a doentes com necessidade de terapêutica com insulina, tendo como enfoque a educação terapêutica no âmbito das mesmas.

A chefe da missão, Dra. Teresa Sabino, referiu: “Foi com muito apreço que verificamos que o número de consultas foi superior ao das missões anteriores. Consideramos que este resultado reflete o empenho e o esforço que os colegas são-tomenses desenvolvem, para que a missão de endocrinologia, cada vez mais, possa beneficiar a população, chegando a todos, como é o objetivo deste projeto.” E acrescentou. “Foi também com muita satisfação, que reobservámos doentes em consultas subsequentes, demostrando a sua confiança nos médicos assistentes e adesão à recomendação de se deslocarem às nossas consultas. Sabemos da enorme dificuldade de alguns doentes em se deslocarem aos centros de saúde, pelo que queremos sublinhar também este seu esforço.”

Nesta missão foi criado um grupo de Whatsapp para contacto direto com os elementos de ligação para a missão, em cada uma um dos centros de saúde distritais, com o objetivo de comunicar de forma célere e próxima sobre questões práticas relacionadas com a missão, como também para consultadoria e acompanhamento dos casos clínicos mais complexos à distância. Foi também feita a referenciação de doentes para consultas de outras especialidades no HAM, bem como para exames complementares específicos, e para o serviço de urgência. Foram disponibilizados fármacos aos doentes e foi feito um planeamento de colaborações futuras, nomeadamente no que se refere à formação de profissionais de saúde na área da diabetes e patologia tiroideia.

Neste sentido, foi realizada nesta missão uma ação de formação pós-graduadas dirigidas aos profissionais de saúde não só do HAM, mas também oriundos de outras unidades de saúde sobre insulinoterapia na Diabetes mellitus tipo 2, na qual foram abordados os seguintes temas: indicações para insulinoterapia na diabetes tipo 2; tipos de insulina; complicações da terapêutica; como iniciar; como ajustar; como monitorizar a insulinoterapia; e casos clínicos. Após e durante as apresentações, houve ainda oportunidade de discutir e debater alguns aspetos práticos, partilhar experiências, ampliando conhecimentos, de forma a melhorar a abordagem clínica de casos de diabetes.

O Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos da Mulher de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões, I.P. e pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde de Portugal.

 

Spread the love