O projeto Caquetá ECO é uma iniciativa inovadora que reforça o compromisso com a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a resiliência das comunidades do território do Caquetá, na Amazónia colombiana. Com enfoque na economia circular e na conservação da biodiversidade, este projeto destaca-se pela sua abordagem integrada de promoção da sustentabilidade ecológica e social, com o intuito de mitigar os impactos das alterações climáticas e valorizar os recursos naturais da região.
O nome “Caquetá ECO – territórios económica e ecologicamente sustentáveis” indica, de forma clara, a missão e os valores que sustentam o projeto. “Caquetá” remete diretamente para a região onde está a ser implementado, evidenciando o compromisso com a identidade local e a valorização das comunidades locais. Por sua vez, “ECO”, reflete a duplicidade das áreas de intervenção. Por um lado, sugere a intervenção nas questões ecológicas, alinhadas com os objetivos de preservação da biodiversidade, recuperação de ecossistemas e adaptação às mudanças climáticas. Sugere igualmente a componente económica da intervenção, que passa pelo apoio às fontes de rendimento das comunidades que protagonizam as estratégias ambientais.
A identidade gráfica do Caquetá ECO, representada no logótipo, destaca a imagem de uma arara, um animal representativo da região de Caquetá e da Amazónia, simbolizando a riqueza e a diversidade que a intervenção procura proteger. As cores integram a identidade visual de parceiros, financiadores e implementadores, transmitindo uma ideia de estreita cooperação e colaboração. O logótipo demostra ainda o compromisso do projeto, através das referências à economia circular, à biodiversidade e ao território.
Este projeto surge como uma resposta aos desafios enfrentados pelas comunidades do Caquetá, promovendo práticas que conjugam sustentabilidade ambiental e desenvolvimento económico. Com o Caquetá ECO – ECO – territórios económica e ecologicamente sustentáveis, o IMVF reforça o seu compromisso com a construção de um futuro mais resiliente e sustentável para as comunidades locais, enquanto contribui para a preservação de um dos territórios mais ricos em biodiversidade.
O Projeto “Caquetá Eco: Territórios Económica e Ecologicamente sustentáveis”, é é implementado em estreita parceria com a Red Adelco e financiado pelo Camões, I.P. e parceiros do consórcio.