A poda dos cafeeiros é uma boa prática agrícola fundamental para aumentar a produtividade, garantir a saúde e a longevidade da planta, permitindo a obtenção de um café de melhor qualidade e o consequente aumento do rendimento dos produtores.
Este vídeo mostra as técnicas de plantação dos cafeeiros em São Tomé e Príncipe e a forma de execução de alguns tipos de poda, nomeadamente, a poda de formação, a poda de manutenção ou produção e a poda de rejuvenescimento ou drástica, evidenciando os objetivos e os cuidados a ter em relação a cada uma delas.
A experiência do PAFAE ao longo dos últimos 3 anos permite concluir que a não realização da poda dos cafeeiros constitui um dos maiores estrangulamentos ao aumento da produtividade da cultura. Como forma de mitigação, foram estabelecidos 10 campos de demonstração da cultura de café em diversas comunidades produtoras, e foram realizadas várias sessões de formação prática e ações de sensibilização pela equipa técnica do projeto sobre a importância da poda.
Vídeo disponível AQUI.
A produção de vídeos formativos sobre Boas Práticas Agrícolas tem como objetivo capacitar produtores com conhecimentos técnicos para implementarem práticas agroecológicas que permitam conciliar o aumento da produtividade com base em métodos ambientalmente sustentáveis, contribuindo diretamente para o aumento dos seus rendimentos e para a redução do impacto da atividade agrícola nos ecossistemas.
O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia (Delegação da UE no Gabão, para São Tomé e Príncipe e a CEEAC) e cofinanciado pela Cooperação Portuguesa através do Camões, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em estreita parceria com o Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (MADRP) de São Tomé e Príncipe e tem vindo a contribuir para a fortalecimento da economia e a criação de emprego em São Tomé e Príncipe no setor das fileiras agrícolas de exportação.
Vídeos Formativos PAFAE já produzidos: