Como reforço das capacidades técnicas dos membros das 5 Associações e de dirigentes da Cooperativa de Produtores de Coco “Condja Damungu, o Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE), em parceria com o Centro de Formação Profissional de São Tomé e Príncipe (CFP-STP) promoveram uma formação sobre Gestão Financeira, que decorreu entre 20 e 31 de janeiro, em regime de internato, nas instalações do Centro de Formação Profissional, no Polo de Água Izé.

Dirigida a 14 formandos, esta ação de formação abrangeu noções de ética e deontologia profissional, da ideia de negócio à empresa, técnicas de organização administrativa, legislação laboral e fiscal, contabilidade na gestão da empresa, tesouraria na gestão orçamental e práticas de informática. Com isto, pretendeu-se dotar os membros das associações e dirigentes da cooperativa sobre a tomada de decisões que garantam a saúde financeira e o crescimento sustentável do negócio.

“Recebemos uma formação na área de gestão de empresas e foi para mim um apoio bastante útil, porque precisamos de estar capacitados para enfrentar os desafios. Nesta formação, vi pessoas com vontade de aprender, bons formadores e uma boa equipa de trabalho.”, referiu Ednei Mangaço, dirigente da Cooperativa de Produtores de Coco “Condja Damungu”.

Esta capacitação é mais uma evidência da aposta do PAFAE no fortalecimento da Fileira do Coco, através de parcerias estratégicas com outros atores locais, como o CFP-STP, demonstrando a preocupação com o papel preponderante que os recursos humanos têm na construção de uma cooperativa de produtores de coco económica e socialmente sustentável na zona sul da ilha de São Tomé.

Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia (Delegação da UE no Gabão, para São Tomé e Príncipe e a CEEAC) e cofinanciado pela Cooperação Portuguesa através do Camões, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em estreita parceria com o Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (MADRP) de São Tomé e Príncipe e tem vindo a contribuir para a fortalecimento da economia e a criação de emprego em São Tomé e Príncipe no setor das fileiras agrícolas de exportação.

 

Spread the love