• 35 técnicos formados nas áreas de Competências pessoais e sociais aplicadas à metodologia de projeto;
  • 35 formados na área da Proteção Civil;
  • Encontros institucionais com a Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, com o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, com o Ministério da Administração Territorial e Poder Local e com os Governos Regionais de Bafatá e de Gabú;
  • Doação de materiais escolares para os alunos do 1.º ciclo da escola 11 de Novembro, em Gabú, com a participação da Governadora da região;
  • Doação de materiais hospitalares junto da Direção Regional de Saúde de Bafatá, com a participação do Governador da região e do Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau.

Após a chegada a Bissau, a delegação manteve encontros com a Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau e com o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, apresentando-lhes a agenda da missão e as expetativas de colaboração com o projeto e com as entidades administrativas guineenses.

Entre 28 e 30 de abril, a Vereadora Maria da Luz Pedroso e o Comandante da Proteção Civil, Luís Sousa, ambos técnicos da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, ministraram, em Bissau, formações em Metodologia de Projeto, Competências Pessoais e Sociais, e matérias relativas à Proteção Civil.

Quinze técnicos do projeto Boa Governação foram formados em Metodologia de Projeto, Competências Pessoais e Sociais, enquanto a formação de proteção civil foi dirigida a quinze técnicos oriundos dos Bombeiros Voluntários, da Cruz Vermelha, das Delegacias Regionais das Florestas e das Administrações Locais das cidades de Bolama, Buba, Canchungo e Bissau.

Acompanhada pela Coordenadora do projeto Boa Governação, Racinela Silva, a delegação do Município de Vila Nova de Poiares deslocou-se à cidade de Bafatá, no dia 5 de maio, onde foi recebida pelo governador da região, Mustafa Cassamá, com quem foram abordados vários aspetos do desenvolvimento local e do processo de estruturação autárquica, que a Guiné-Bissau almeja abraçar a curto prazo.

No mesmo dia, realizou-se um encontro com a Governadora da região de Gabú, Elisa Tavares Pinto, no qual as duas partes trocaram informações sobre o desenvolvimento das cidades, e como o Município de Vila Nova de Poiares pode apoiar o Governo Regional na implementação de iniciativas que possam beneficiar o desenvolvimento da cidade de Gabú.

Os encontros institucionais em Bafatá e Gabú foram testemunhados por Mamadi Baldé, Diretor-Geral da Agência de Desenvolvimento Municipal, do Ministério da Administração Territorial e Poder Local (MATPL), entidade governamental parceira do projeto Boa Governação.

A escola 11 de Novembro, em Gabú, recebeu ainda um lote de materiais escolares, da delegação da Vila Nova de Poiares, para apoiar os alunos.

No decorrer da Missão, ainda em Gabú, entre 6 e 8 de maio, realizou-se a formação em Metodologia de Projeto, Competências Pessoais e Sociais, destinada a 20 membros das Organizações da Sociedade Civil candidatas aos convites de subvenção do projeto Boa Governação. Em matéria de Proteção Civil, a formação foi ministrada a 20 elementos dos Bombeiros Voluntários, da Cruz Vermelha, das Delegacias Regionais de Florestas e das Administrações Locais de Bafatá e Gabú.

No dia 9 de maio, a missão foi encerrada com a cerimónia de doação de um lote de materiais hospitalares à Direção Regional de Saúde de Bafatá (com destino ao Centro Materno-infantil), na presença do embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, Miguel Cruz Silvestre, do Governador da região, Mustafa Cassamá, da Coordenadora do projeto Boa Governação e do Supervisor de Serviços Piloto e Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Bubacar Turé.

Na ocasião, os representantes da Câmara da Vila Nova de Poiares, Maria da Luz Pedroso e Luís Sousa, sublinharam o espírito de afetividade que os nortearam para proceder a doações no país que visitam pela primeira vez e prometem mais apoio às comunidades guineenses, sempre que seja possível.

Por sua vez, o embaixador português na Guiné-Bissau, Miguel Cruz Silvestre, mostrou-se satisfeito com a iniciativa dos parceiros do Boa Governação e lembra que Portugal esteve sempre ao lado da Guiné-Bissau e disponível para reforçar a cooperação com o país, conferindo o apoio necessário.

Mustafa Cassamá, governador da região de Bafatá, mostrou-se satisfeito com a oferta e reconheceu que os materiais recebidos são de extrema utilidade para aquela unidade hospitalar, expressando o desejo de receber mais apoios, sobretudo, para necessidades relacionadas com as crianças.

Após as doações em Bafatá, a delegação da Vila Nova de Poiares foi recebida em audiência pelo Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Aristides Ocante da Silva, no sentido de se abordar os vários aspetos relacionados com a estratégia do governo para a descentralização e efetivação das autarquias.

A delegação da Câmara da Vila Nova de Poiares esteve na Guiné-Bissau em representação da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) de Portugal, que conta com 22 municípios. A sua estadia no país permitiu-lhe reforçar a cooperação com o projeto Boa Governação, com quem promete desenvolver mais atividades em conjunto, num futuro próximo.

Toda a visita da delegação portuguesa à Guiné-Bissau foi guiada pelos responsáveis do projeto  Boa Governação, que é financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e pela Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH).

Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável:  A ação está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17), para aumentar a coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável e incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil.

Spread the love