Num mundo de inúmeros desafios sociais, políticos, económicos e ambientais, que exigem cada vez mais atenção para garantir a necessária ação crítica e transformadora, o evento internacional World Scout Moot, a decorrer até dia 3 de agosto, junta em Portugal cerca de 7 500 jovens entre os 18 e 25 anos, de mais de 100 países, e o IMVF junta-se a eles , no âmbito do projeto Jovens 2030.

Este evento é um palco perfeito para o intercâmbio, conhecimento e mobilização. Com os pés bem assentes na terra, iniciámos a nossa viagem para falar de …solos! A importância dos solos, a sua interligação com os temas de Cidadania Global com especial foco na igualdade de género.

Reconhecemos, falamos e agimos para dar uma resposta assertiva à emergência climática. No entanto, os solos são muitas vezes esquecidos no debate sobre sustentabilidade. Com 33% dos solos degradados a nível mundial, conseguimos perceber o impacto devastador na produção de alimentos, regulação da água, sequestro de carbono e preservação da biodiversidade, entre outros.

Queremos ouvir porque é importante falar destes temas, que interligações fazem os jovens sobre a EDCG e que propostas de ação nos apresentam, enquanto sensibilizamos para a necessidade de uma ação transformadora, assente numa matriz de direitos humanos e na interpretação crítica das interdependências que nos ligam.

Spread the love