O Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), através do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, assinala um novo marco na cooperação para o desenvolvimento da saúde em São Tomé e Príncipe com a conclusão da especialização em dermatologia da Dra. Keyla Sousa.
Após três anos de formação em Coimbra, Portugal, a médica regressará ao país para integrar o quadro nacional de especialistas, contribuindo para melhorar o acesso a cuidados de saúde diferenciados. O projeto apoiou já a formação de especialistas em radiologia (2), gastroenterologia (1), oftalmologia (1), ginecologia/obstetrícia (1), e agora de dermatologia. Neste momento, encontram-se em Portugal em formação médicos que integrarão as especialidades de pediatria, cirurgia pediátrica e anestesia.
Para a Dra. Lagchar Barreto, Bastonária da Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe, este é um passo determinante para a autonomia do sistema de saúde do país.
A formação da Dra. Keyla Sousa vem colmatar uma lacuna importante no sistema de saúde de São Tomé e Príncipe. Contar com uma especialista em dermatologia significa que muitas situações clínicas poderão ser tratadas localmente, sem necessidade de transferir doentes para o exterior. A dermatologia é uma especialidade muito importante na coordenação com as restantes áreas médicas, uma vez que muitos sintomas de outras patologias médicas se manifestam através de lesões cutâneas. Este é um ganho não só para os profissionais de saúde, mas sobretudo para a população são-tomense.
De acordo com o Dr. António Lima, Representante do IMVF/AMVF em São Tomé e Príncipe, “o projeto Saúde para Todos tem como prioridade investir na formação de médicos especialistas que permaneçam em São Tomé e Príncipe e sirvam o país. A conclusão da especialização da Dra. Keyla Sousa demonstra a eficácia desta aposta estruturante, que procura não apenas dar resposta a necessidades imediatas, mas também consolidar, de forma sustentável, o sistema nacional de saúde.”
O Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe tem vindo a contribuir para o acesso universal da população de São Tomé e Príncipe a cuidados de saúde de qualidade. É implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e do Desporto de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões, I.P. e pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde de Portugal.
A aposta na formação de especialistas, a par da modernização das infraestruturas e do reforço dos cuidados primários e da telemedicina, constitui a base para um sistema de saúde mais autónomo, resiliente e preparado para responder às necessidades da população são-tomense.
A conclusão da especialização da Dra. Keyla Sousa em dermatologia simboliza assim mais um passo concreto no caminho da consolidação de um sistema nacional de saúde forte, sustentável e ao serviço de todos.