O IMVF, a Agência Presidencial de Cooperação Internacional da Colômbia (APC Colômbia) e a Red Adelco realizaram, nos dias 20 e 21 de agosto, visitas de seguimento aos avanços do Projeto Caquetá ECO, com o intuito de acompanhar as atividades que promovem a transição energética e o fortalecimento produtivo das organizações de mulheres rurais da região. 

Como parte das atividades de acompanhamento, visitaram a fábrica de processamento de óleos essenciais da Associação Asmupropaz onde puderam ver o sistema de energia renovável implementado já em funcionamento. Tal instalação energética, inaugurada recentemente, constituiu um marco para a associação, pois permitiu otimizar processos produtivos, reduzir custos e ter um modelo de negócio mais sustentável.  

A agenda contou com uma visita à fábrica de transformação de cacau da organização Chocoamazonic, que está neste momento a implementar o mesmo processo de transição energética liderado por mulheres das zonas rurais, que permitirá a aposta na sustentabilidade ambiental. 

Desta forma, o projeto Caquetá ECO, financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e pela Rede Nacional de Agências de Desenvolvimento Local da Colômbia – Red Adelco, reforça a aposta em processos que combinam a produção agroindustrial, a sustentabilidade ambiental e a economia para a paz. 

 

Spread the love