A Fileira do Coco, considerada como um dos setores agrícolas estratégicos para o desenvolvimento do país, é um dos eixos prioritários da ação do Projeto Nossa Terra – Nosso Futuro, encontrando-se totalmente interligada com o necessário contínuo fortalecimento da Cooperativa de Produtores de Coco “Condja da Mungu, a primeira cooperativa de coco de São Tomé e Príncipe, cuja criação foi impulsionada pelo Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE).

A equipa do Projeto Nossa Terra – Nosso Futuro tem vindo a dar apoio técnico e administrativo à Cooperativa e aos seus membros; assistência técnica aos produtores de coco das 5 associações pertencentes à Cooperativa, apoio na distribuição de sementes de coco provenientes do Gana, e na instalação de viveiros (que serão posteriormente transplantados para as respetivas parcelas). Tem ainda ministrado formações em associativismo e cooperativismo e, brevemente, fará o acompanhamento das sessões de sensibilização sobre questões de género que serão dinamizadas pelo comité criado para esse efeito no seio da Cooperativa.

Uma estratégia de intervenção em contínuo

No âmbito do PAFAE, em dezembro de 2024, a Cooperativa beneficiou de uma subvenção no valor de 980 mil dobras (40 mil euros), que teve como objetivo dotar a Cooperativa de meios necessários para o arranque da comercialização do coco de forma coletiva, tendo como principais prioridades o reforço da organização associativa e produtiva, a constituição de um fundo de maneio para a compra de coco, no valor de 550 mil dobras (22 mil euros) e a aquisição de equipamentos e materiais de escritório para apoio à comercialização. Adicionalmente, foi também entregue pelo projeto uma mota com o objetivo de facilitar o trabalho do gestor da Cooperativa no seguimento das compras de coco e na realização de outros expedientes administrativos.

Um ano depois o balanço é positivo. A Cooperativa mantém-se sustentável e financeiramente saudável. Adquiriu, até ao momento, 53.910 cocos, correspondendo a 599 sacos (21 toneladas de coco) para venda; comprou uma moto carrinha; instalou um sistema de energia solar fotovoltaica na sua sede; e adquiriu mobiliário e outros equipamentos, como uma impressora e um computador portátil.

Composta por 5 associações de produtores de coco da região sul de São Tomé – Fraternidade, Dona Augusta, Malanza, Porto Alegre e Micondó – a Cooperativa de Produtores de Coco “Condja da Mungufoi constituída em 2023 com o apoio do PAFAE e tem vindo a assumir-se como um intermediário formal e fiável entre produtores/recolectores e compradores de coco. A Cooperativa agrega atualmente 126 agricultores, distribuídos pelas 5 associações, que totalizam uma área de cerca de 182 hectares. A produção anual está estimada em cerca de 400 mil cocos.

Os esforços empreendidos contribuirão para promover a criação de emprego jovem e, consequentemente, de riqueza para o país no setor da agricultura.

O Projeto Nossa Terra – Nosso Futuro é financiado pelo Camões, I.P., implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr com o apoio do IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr, em estreita parceria com o Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe e tem como objetivos específicos consolidar as fileiras de exportação, através da implementação de boas práticas agroecológicas, do reconhecimento dos produtos são-tomenses no mercado, e da inclusão do agroturismo para diversificação do rendimento das famílias dos agricultores.

Spread the love