
Já são conhecidas as três organizações apoiadas pelo projeto Jovens 2030 – Mobilizar para agir: Da proteção dos solos à promoção da Cidadania Global, em Portugal.
Esta linha de financiamento através de subgranting foi extremamente concorrida, com um total de 13 candidaturas de iniciativas com imensa qualidade e criatividade. Esta participação revela o potencial de conhecimento e impacto das Organizações da Sociedade Civil na promoção de uma cidadania ativa, interligada e comprometida com o processo de desenvolvimento.
A Associação BioLiving, o Corpo Nacional de Escutas e a Associação Unidos Em Defesa de Covas do Barroso são as três entidades que vão implementar, em 2026, um conjunto de iniciativas que vão reforçar o interesse dos jovens na promoção dos solos, interligando este conhecimento com temas chave da cidadania global.
A promoção deste tipo de iniciativas em contexto rural para jovens permite chegar a comunidades muitas vezes excluídas de iniciativas de Educação para a Cidadania Global, mas que mantêm um grau de conhecimento, interesse e capacidade de mobilização muito relevantes. Estes financiamentos irão assim consolidar as práticas necessárias para uma sociedade mais justa, mais coesa, mais pacífica e mais sustentável.
Fica atento à nossa comunidade na página de Instagram @jovens2030 para conheceres as iniciativas que irão ser desenvolvidas por estas entidades e para descobrires oportunidades de participares nas próximas atividades.