169 países do mundo são diretamente afetados pela desertificação, degradação dos solos ou seca. A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação nos Países Afetados por Seca Grave e/ou Desertificação (CNUCD) afirma que:
em média 20% das terras a nível mundial estão degradadas – quase 30 milhões de quilómetros quadrados, uma área do tamanho do continente africano.
E sabemos o porquê desta degradação: A nível mundial, os sistemas alimentares são responsáveis por 80% da desflorestação e 70% da utilização de água doce. 70% da massa terrestre foi transformada, de alguma forma, pela humanidade.
Mas a cadeia de efeitos e causas também pode ser invertida: A degradação dos solos é também um dos principais domínios que contribuem para a emergência climática. E que ligação podemos fazer entre a importância dos solos e a igualdade de género? E que ligação entre solos e justiça social? Partilhamos contigo a nossa primeira reflexão visual sobre estes temas, feita com jovens entre os 15 e os 22 anos.
E já sabes que podes participar na bolsa de ativismo jovem: Junta-te a nós.
O projeto: Jovens 2030: mobilizar para agir. Da proteção dos solos à promoção da Cidadania Global irá permitir analisar a importância do solo como recurso não renovável e estabelecer interligações entre este recurso e os temas chave da cidadania global, para ampliar o papel dos jovens na promoção do desenvolvimento sustentável.