AMissão de Cirurgia Geral a São Tomé e Príncipe no âmbito do Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, coordenada pelo Dr. Gonçalo Luz, do Hospital Beatriz Ângelo, exerceu atividade clínica e formativa no Hospital Dr. Ayres de Menezes, em São Tomé, entre os dias 14 e 21 de setembro. Integraram também esta missão os cirurgiões gerais, Dra. Ana Rita Garrido e Dr. Pedro Miranda, do Hospital Beatriz Ângelo e a anestesiologista, Dra. Inês Soares, do Hospital de São João.

Durante 5 dias, foram realizadas 49 consultas de especialidade (entre 26 primeiras consultas e 23 consultas de pós-operatório), com principais diagnósticos de litíase vesicular sintomática, hérnia da parede abdominal, nodulo tiroideu e neoplasia do colon, e 23 intervenções cirúrgicas, entre as quais colecistectomias, lobectomias (tiroide), hernioplastias (inguinais, umbilicais, incisionais), etc.

No âmbito da atividade formativa, a equipa de profissionais de saúde em missão ministrou formação ativa a enfermeiros anestesistas, enfermeiros instrumentistas e internos de cirurgia.

De acordo com o Dr. Gonçalo Luz: “Os internos de cirurgia tiveram uma participação importante e foram capazes de efetuar cirurgias tuteladas. Observou-se um maior envolvimento e empenho destes na missão e uma grande evolução técnica”. E acrescentou. “Além da formação durante a atividade cirúrgica, foram feitas reuniões com os elementos presentes e chefias com o objetivo de identificar necessidades de formação e melhoria”.

Na manhã do último dia da missão, foi dinamizada uma sessão formativa dirigida ao corpo clínico do HAM, dedicada ao temaOclusão intestinal”, em parceria com a equipa da Missão de Gastroenterologia.

O Dr. Gonçalo Luz salientou a importância da colaboração estabelecida com esta especialidade. “O facto de termos estado em simultâneo com a equipa da Missão de Gastroenterologia foi também uma mais-valia. Esta permitiu-nos termos um estudo diagnostico pré-operatório para alguns doentes, bem como oferecer uma terapêutica imediata aos doentes com alterações identificadas pelos nossos colegas. Nesta missão identificamos 4 doentes que sem esta “parceria” não seriam tratados.

O Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos da Mulher de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões, I.P. e pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde de Portugal.

Spread the love