A Missão de Cirurgia Pediátrica esteve em São Tomé e Príncipe, entre 9 e 23 de novembro, no âmbito do Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe.

Uma equipa multidisciplinar, chefiada pela Dra. Zínia Serafim, cirurgiã pediátrica no Hospital Dona Estefânia (Portugal), exerceu atividade clínica e formativa no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), em São Tomé, e no Hospital Manuel Quaresma Dias da Graça, na Região Autónoma do Príncipe, ao nível do bloco operatório, da consulta externa e do serviço de fisioterapia.

Da equipa em missão fizeram parte a Dra. Aldina Lucena, professora adjunta e fisioterapeuta da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Setúbal, a Dra. Ana Amorim (anestesiologista), a Dra. Catarina Ladeira (cirurgiã pediátrica), a Dra. Cláudia Couceiro (fisioterapeuta), a Enf.ª Elsa Roda (enfermagem), a Dra. Leila Silva (interna de cirurgia pediátrica), o Enf. Luís Afonso (enfermagem), a Dra. Maida Ramos (interna de cirurgia pediátrica) e a Dra. Sara Cordeiro Pereira (cirurgiã pediátrica).

No âmbito da missão, a equipa de profissionais de saúde realizou 63 cirurgias e 332 consultas de especialidade (138 primeiras consultas e 194 consultas de retorno), nomeadamente de cirurgia pediátrica, anestesia, fisioterapia e pós-operatório dos doentes operados na missão. Os principais diagnósticos foram: hérnia umbilical, hérnia inguinal, fimose, sequelas de queimadura, entre outros. De salientar que a maioria das crianças/adolescentes observados em consulta eram do sexo masculino (62%). Apresentaram uma média de idades próxima dos 10 anos, sendo que a mais nova tinha 2 meses e a mais velha 18 anos. Do total das 332 consultas realizadas, 38 corresponderam a crianças consultadas na ilha do Príncipe e todas elas tiveram indicação cirúrgica.

Foram também dinamizadas várias ações de formação nas áreas de anestesiologia, fisioterapia e cuidados de saúde primários (prevenção de queimaduras):

  • Sessões teóricas e simulação de casos clínicos sobre “Ventilação mecânica e segurança na sedação” e “Doente crítico e erro clínico”, durante duas manhãs cada, dirigidas a enfermeiros de anestesia, médicos e enfermeiros da Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e estagiários de enfermagem do HAM.
  • Formação dirigida a fisioterapeutas e estudantes do 4.º ano do Curso de Fisioterapia, sobre “Intervenção da fisioterapia em queimados (internamento e ambulatório), no HAM.
  • Sessões educativas sobre “Prevenção das queimaduras em crianças”, dirigidas a crianças do 9.º ano de escolaridade e a professores (com cerca de 100 participantes), entre alunos e professores, nas escolas secundárias de Bombom e Chacra. Esta formação teve como objetivo sensibilizar as crianças e professores sobre como prevenir incêndios e queimaduras e como atuar caso aconteça a queimadura; identificar o conhecimento das crianças relativamente às queimaduras (tipos de queimaduras, agentes de queimadura, mecanismos de queimadura, etc.). e atuação imediata no pós-queimadura; e ainda desmistificar crenças e mitos associados às práticas populares de atuação neste tipo de acidentes.
  • Continuação da formação junto das internas de cirurgia pediátrica, Dra. Leilla Silva e Dra. Maida Ramos, que se encontram a fazer a especialidade médica no Hospital Dona Estefânia (Portugal), ao abrigo do Projeto Saúde para Todos.

Em Números:

  • semanas de missão
  • 10 profissionais de saúde especializadas
  • 332 consultas de cirurgia pediátrica, anestesia, fisioterapia e pós-operatório
  • 63 intervenções cirúrgicas
  • 5 ações de formação teóricas e práticas e formação contínua on the job

O Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos da Mulher de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões, I.P. e pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde de Portugal.

Spread the love