No âmbito do Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, financiado pela Cooperação Portuguesa, foi entregue na manhã do dia 28 de janeiro, ao Ministério da Saúde e do Desporto, um lote de reagentes para análises clínicas, no valor de cerca 36.000 €, ao qual se somou uma doação de equipamentos e consumíveis médicos e hospitalares por parte da empresa portuguesa Space Medical, com o apoio logístico do projeto, no valor de 100.000 €, que inclui materiais de ventilação, monitor cardíaco, monitores de tensão arterial, estetoscópios, termómetros, nebulizadores, balança de transfer e ecógrafo.

O objetivo é contribuir para a melhoria das condições técnicas e materiais da rede de cuidados preventivos e primários e o reforço da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde para a prevenção, controlo e diagnóstico e tratamento das doenças não transmissíveis junto da população são-tomense.

Nesta cerimónia estiveram presentes o recém-empossado Ministro da Saúde e do Desporto de São Tomé e Príncipe, Dr. Celso Matos, que agradeceu a colaboração de longa data dos financiadores e parceiros de implementação do projeto Saúde para Todos, o Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dr. Luís Leandro da Silva, que destacou a importância do Saúde para Todos, considerando “o projeto mais emblemático de toda a Cooperação Portuguesa em São Tomé e Príncipe” e o Representante da AMVF/IMVF em São Tomé e Príncipe, Dr. António Lima, que acredita que com esta entrega “o serviço nacional de saúde são-tomense verá reforçada a sua capacidade de intervenção para uma melhor prestação de cuidados de saúde às populações”.

O Projeto Saúde para Todos desenvolve a sua intervenção em 5 eixos-chaves: 1) reforço das políticas de desenvolvimento sanitário, para a promoção da eficácia na gestão e para a sustentabilidade financeira do setor da saúde; 2) melhoria das condições técnicas e materiais da rede de cuidados preventivos e primários a nível distrital; 3) acesso acrescido a cuidados de saúde especializados de qualidade in loco e à distância através da plataforma de telemedicina junto da população são-tomense; 4) capacitação de profissionais de saúde nacionais para uma maior autonomia do serviço nacional de saúde ao nível da prestação de cuidados especializados; e 5) reforço da capacidade de resposta do serviço nacional de saúde para a prevenção, controlo, diagnóstico e tratamento de doenças não transmissíveis.

O Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe tem vindo a contribuir para o acesso universal da população de São Tomé e Príncipe a cuidados de saúde de qualidade. É implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e do Desporto de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões, I.P. e pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde de Portugal.

 

Spread the love