Visões e Ações para promover a Igualdade de Género

Mais de 30 jovens estiveram reunidos, sábado, dia 22 de março, para assinalar a estapa final do Peer Voices. Um projeto europeu que nos permitiu aprofundar o conhecimento sobre o tema e inspirar-nos pelas visões e sugestões dos jovens para garantir que a igualdade de género é uma realidade em todas as geografias.

O projeto: eixo de intervenção

Ao longo de dois anos, através da consciencialização e sensibilização de mais de 100 jovens, do Ensino Secundário e Profissional (5 escolas)  e  jovens estudantes do Ensino Universitário (representantes de 2 Instituições do Ensino Superior), trabalhámos o desenvolvimento de competências pessoais e sociais que permitem aos jovens multiplicar o conhecimento e tornarem-se jovens agentes ativos de mudança social positiva no mundo que os/nos rodeia. As visões sobre Igualdade de Género, podem ser consultadas no guia que criámos para ti. Este guia prático reúne os contributos dos jovens sobre como promover a igualdade de género e combater estereótipos. Baseia-se nos resultados das sessões de capacitação realizadas com os participantes e inclui ainda sugestões sobre a criação de espaços educativos inclusivos, recolhidas através de diversos focus groups realizados.

Os materiais:

As sessões de sensibilização e consciencialização culminaram na criação de campanhas de advocacy em prol da Igualdade de Género, por parte dos jovens, cujo processo e resultado encontras no guia “Ações para a Igualdade de Género: Comunicação e Participação“.

Este segundo guia apresenta os materiais produzidos pelos jovens no âmbito do projeto, refletindo as mensagens que quiseram transmitir através das campanhas que criaram. Além disso, analisa os resultados dos oito focus groups realizados com diferentes jovens, oferecendo uma perspetiva complementar.

A primeira parte do guia foca-se nas mensagens dos jovens sobre Igualdade de Género e participação. Já a segunda parte analisa as estratégias comunicacionais que os participantes entrevistados consideram mais eficazes para promover o envolvimento e a participação juvenil.

O terceiro recurso criado é o toolkit “The shaking equality box: ferramentas práticas para abordar a igualdade de género com jovens” que inclui as metodologias utilizadas ao longo do projeto, bem como sugestões práticas de como aplicá-las de diferentes formas. Este material pretende servir de guia para quem trabalha diretamente com jovens, oferecendo ferramentas e estratégias úteis para promover a sua participação e criar espaços mais inclusivos.

 

Com estes três materiais, procuramos não só refletir as perspetivas dos jovens, mas também oferecer orientações e boas práticas para quem trabalha na área da juventude e da educação, reforçando o compromisso com a inclusão e a igualdade de género.

Assim, mais do que um simples registo, estes recursos oferecem uma base para desenvolver ações concretas que respondam aos desafios da sociedade, transformando conhecimento em ação e dotando os jovens, mas sobretudo profissionais com estratégias concretas para a construção de espaços mais inclusivos e igualitários.

Esta é uma das múltiplas formas que as organizações promotoras do Peer Voices contribuem para o ODS 5 – Igualdade de Género.

O projeto Peer Voices tem a duração de 24 meses e é financiado pelo programa CERV da União Europeia. É implementado em Portugal pela  PAR – Respostas Sociais e pelo IMVF, e na Roménia pela Ofensiva Tinerilor Asociatia.

Spread the love