
Peer Voices – Igualdade(s)
Portugal e Roménia
De acordo com “Equal Measures 2030 Index on the SDG on gender equality” (2019), a União Europeia lidera o mundo neste tópico – 14 dos 20 países melhor classificados são Estados Membros da UE. No entanto, nenhum alcançou ainda a plena igualdade de género, pelo que a necessidade de continuar a implementar estratégias e oportunidades para que estas desigualdades não prosperem é muito importante.
O Índice de Igualdade de Género 2021, publicado pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), coloca Portugal no meio da tabela, no 15º lugar na Europa a partir dos 27 Estados Membros, revelando que, Portugal ainda tem um caminho a percorrer para alcançar um objetivo que queremos ver concretizado: uma sociedade onde a igualdade de género é assegurada e onde as pessoas não são discriminadas com base no seu género, assegurando assim a igualdade em termos de direitos e oportunidades para todos.
OBJETIVOS
O projeto Peer Voices – Shaking Structures for Equality quer promover a igualdade de género através da desconstrução e combate aos estereótipos e preconceitos latentes na nossa sociedade. Para tal, a participação da juventude é essencial, com base em competências sociais, pessoais e políticas, que permitam reforçar a sua ação e diálogo entre pares.
Peer Voices é sinónimo de jovens agentes ativos para a mudança social positiva em relação à igualdade de género, empoderamento das mulheres e integração do género.
ATIVIDADES
Produção de conhecimento; ações de formação; advocacia e promoção do ativismo social. Da disponibilização de estudos e dados à organização de sessões de empoderamento; da identificação de ferramentas para a reflexão crítica sobre género e cidadania global à dinamização de laboratórios de ação, as diferentes atividades terão em comum o eixo de intervenção conhecimento – sensibilização – mobilização.
O NOSSO IMPACTO
Através deste projeto-piloto procuramos tornar realidade a participação ativa de diferentes grupos-alvo no combate aos estereótipos e estatísticas existentes ainda registados em Portugal. Iremos promover atividades que permitam desenvolver a empatia, o pensamento crítico, e competências de comunicação, através do reconhecimento dos estereótipos e preconceitos próprios e alheios, de forma a garantir a adoção de ações pessoais e de grupo para a mudança.
O NOSSO PERCURSO
Através da construção de conhecimento, ações formativas e ações de sensibilização pretendemos questionar o que é “normativo”, o que são estereótipos de género e como estes têm impacto nas várias dimensões das nossas vidas, como podemos combatê-los e garantir que as oportunidades são para todos.
Duração
- 24 meses: Janeiro 2023 a Dezembro 2024
