Os solos, muitas vezes esquecidos no debate sobre sustentabilidade, têm um papel central na construção de um futuro mais sustentável. Essenciais para a produção de alimentos, regulação da água, sequestro de carbono e preservação da biodiversidade, os solos estão diretamente ligados a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Desde a importância dos solos para o ODS 2 – Erradicar a Fome (solos férteis são fundamentais para garantir a segurança alimentar das populações e promover uma agricultura resiliente às mudanças climáticas), passando pelo ODS 13 – Ação climática (em que o solo atua como um reservatório natural de carbono), até ao ODS 6 – Água potável e saneamento, a sua proteção e conservação devem ser uma prioridade para o cumprimento da Agenda 2030.

Solos bem cuidados são a base de ecossistemas saudáveis, comunidades resilientes e economias sustentáveis. Preservá-los é um compromisso com as futuras gerações e um passo decisivo rumo aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Descobre mais sobre a importância dos solos para a promoção dos ODS powered by Jovens 2030

Cartaz Solos ODS | abrir

Infografia Solos ODS | abrir

Spread the love