32 produtores de pimenta das comunidades de Uba Budo, Rio Lima, Quinta das Palmeiras e Vista Alegre, dos distritos de Mé-Zóchi e Cantagalo, têm agora acesso a água para a cultura da pimenta e outras culturas, através da instalação de um sistema de captação, distribuição e irrigação, orçado em 200.000 euros, implementado pelo PAFAEProjeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe.

A inauguração deste sistema aconteceu na manhã no dia 14 de maio, nas comunidades de Vista Alegre e Ototó e contou com presença do Senhor Ministro de Estado, Finanças e Economia, Gareth Guadalupe, do Senhor Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Nilton Garrido, o Senhor Presidente da Câmara Distrital de Mé-Zóchi, Anahory Dias, do Senhor Adido para a Cooperação da Delegação da UE em Libreville, Davide Morucci, do Senhor Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Luís Leandro da Silva, do Senhor Administrador Executivo do IMVF, Jorge Morais, do Senhor Diretor Executivo da CEPIBA, Carlos Tavares, do Senhor Presidente da Associação de Produtores de Pimenta de Vista Alegre, Leonel Quaresma, bem como dos agricultores e residentes das comunidades beneficiárias.

A atividade começou com a visita à parcela do Senhor Idalécio Salvador, um dos produtores de pimenta beneficiários deste sistema de irrigação. “É uma grande vantagem, porque no momento da gravana (seca) há muita mortalidade das plantas e diminuição da produção, mas com esta irrigação vai-me ajudar bastante a ser um grande agricultor de modo a fornecer à CEPIBA mais quantidade de produto”, afirmou. Também o Diretor Executivo da CEPIBA, Carlos Tavares teceu algumas considerações sobre a importância da irrigação para a cultura da pimenta, e evidenciou “o apoio transversal que o PAFAE tem vindo a dar à Cooperativa de Exportação de Pimenta e Baunilha”.

Seguiu-se a visita ao reservatório de água de Vista Alegre com 140.000 litros de capacidade e a explicação, por parte do Coordenador Local do PAFAE, Ailton Mandinga, do funcionamento deste sistema e das vantagens que trará “para o aumento da qualidade e da produtividade desta cultura de exportação, fortalecendo, assim, a economia e proporcionando melhores condições de vida aos produtores e às suas famílias”.

De salientar que através deste sistema foram também abastecidos com água da rede de distribuição 4 chafarizes comunitários, e foram ainda construídas várias infraestruturas, nomeadamente 2 reservatórios (em Vista Alegre com 140.000 litros de capacidade e em Benfica com 110.000 litros), 4 captações (em Uba Budo, Benfica, Quinta das Palmeiras e Vista Alegre), e cerca de 8.000 metros de tubagem para condução e distribuição de água.

O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em estreita parceria com o Ministério de Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe e tem vindo a contribuir para a fortalecimento da economia e a criação de emprego em São Tomé e Príncipe no setor das fileiras agrícolas de exportação.

 

Spread the love