O IMVF esteve presente no “Workshop Nacional de Lançamento do Programa de Telemedicina e Ensino à Distância no Sector da Saúde”, que decorreu no dia 6 de outubro, em Luanda. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde (MINSA) em parceria com o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) e com apoio técnico e financeiro do Banco Mundial, marca um passo decisivo para a modernização e digitalização dos serviços de saúde em Angola. 

O Presidente do IMVF, Dr. Paulo Freitas, participou na Conferência através de uma intervenção online, onde apresentou o caso de sucesso português da Telemedicina implementada nos projetos Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde e Novos Horizontes para Cuidados Especializados e Telemedicina, em São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau, respetivamente. 

Estes projetos, desenvolvidos em parceria com os Ministérios da Saúde dos dois países e cofinanciados pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., têm contribuído para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde através da ligação em tempo real entre médicos especialistas e profissionais locais, promovendo a formação contínua e a partilha de conhecimento técnico. A experiência do IMVF tem demonstrado como a Telemedicina pode reduzir desigualdades, encurtar distâncias e otimizar recursos humanos e materiais, assegurando que mais cidadãos tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade. 

Os programas de Telemedicina implementados pelo IMVF têm-se afirmado como exemplo pioneiro de inovação e excelência na modernização dos sistemas de saúde, reforçando a capacidade de resposta, a integração de serviços e a equidade no acesso a cuidados médicos em contextos com maiores desafios geográficos e infraestruturais. A apresentação desta experiência no âmbito do “Programa Nacional de Telemedicina e Ensino à Distância em Angola” reafirma o compromisso do IMVF em promover uma cooperação internacional que une tecnologia, solidariedade e desenvolvimento sustentável ao serviço da saúde pública. 

Numa lógica de coordenação entre intervenções e parceiros, o IMVF tem demonstrado como as tecnologias digitais podem transformar realidades, reduzindo o isolamento dos países em desenvolvimento e ampliando o acesso a cuidados especializados. A experiência da instituição tem permitido ultrapassar limitações estruturais e carências de recursos humanos, enquanto fortalece as competências locais e promove uma nova cultura de formação e assistência médica à distância — um verdadeiro exemplo de como a inovação pode revolucionar a prestação de cuidados de saúde. 

O “Workshop Nacional de Lançamento do Programa de Telemedicina e Ensino à Distância no Sector da Saúde” reuniu representantes do Executivo angolano, parceiros internacionais, gestores provinciais de saúde, técnicos e especialistas nacionais e estrangeiros, com o objetivo de apresentar a estratégia nacional de expansão da Telemedicina e do Ensino à Distância como instrumentos fundamentais para integrar, humanizar e modernizar os cuidados de saúde neste país. 

Spread the love